domingo, 26 de maio de 2019

Lendo além das palavras




     Nesta postagem gostaria de dar continuidade as reflexões  sobre O ato de ler. Na ocasião tratei de como a leitura , o ensinar a ler principalmente um adulto deveriam ser atos relacionados com o cotidiano deste aluno que por uma serie d contingencias da vida foi impedido de permanecer na escola na época certa.
      Mas e as crianças? Como devemos trabalhar a leitura e a escrita em turmas de alfabetização? Se ainda temos adultos que não dominam o código alfabético também temos crianças que chegam ao fundamental 2 ser terem não somente o domínio do código e escrito,mas, principalmente do seu uso social.
     Muitos método de alfabetização vem sendo apontados como o ideal, baseado na repetição das letras, mas será que este é o caminho? Nossa crianças chegam  na escola possuindo um contato com a a leitura ou a escrita, eles veem seus pais utilizando as redes sociais, aplicativos de celulares, ou seja, não podemos pensar que eles estão esperando por um professor para dizer que  determinados desenhos começam por uma letra,ou  responder com um mais tarde você vai ver como se escreve esta palavras. A este respeito, Emília Ferreiro (1995, p. 17) , afirma “[..] as crianças são seres que ignoram que devem pedir permissão para começar a aprender, [...]” 
          Acredito que dominar o código escrito é importante, mas não somente isto, este domínio deve ocorrer dentro de um contexto, é necessário que  este aprendizado seja significativo para esta crianças e principalmente, que ela saiba compreender o que está lendo e através da leitura e escrita assumir um posicionamento crítico  nas situações cotidianos sejam na escola ou em casa.Neste sentido Magda Soares ressalta a importância de se alfabetizar letrando


[...] a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida num contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do sistema de escrita. (Soares,2017 p. 64)

Para um maior aprofundamento sobre o tema, deixo como sugestão,um vídeo da professora Magda Soares falando a respeito de alfabetização e letramento:




Referencias: 

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24ª ed. atualizada São Paulo: Cortez editora, 1995. (Coleção Questões da Nossa Época: v. 14)

  SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento – 7. Ed. – São Paulo: Editora Contexto, 2017.
                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário