Nesta postagem desejo retomar algo que me é muito caro,a afetividade e os laços afetivos. Alguns acontecimentos me fizeram refletir como o afeto e os laços afetivos podem contribuir para o aprendizado de meus alunos.
Em algumas postagem já discuti sobre este assunto, como na postagem sobre a qual reflito hoje.Henri Wallon destaca a importância não somente do afeto como o fato das emoções nas relações dentro de sala de aula. Estas emoções e sentimento não podem ser negligenciados quando propomos uma atividade para nossos alunos.
Deste modo,o professor precisa estar atento aos seus alunos, procurando conhece-los para que consiga compreender determinadas reações.Para poder pensar em estratégias para prevenir ou solucionar possíveis conflitos ou situações que acabem por desestabilizar o grupo.
Neste sentido acredito que vem ao encontro deste meu pensamento um curso que fiz esta semana e faz parte de um programa da justiça restaurativa, que através de uma metodologia denominada círculos de construção de paz busca como o próprio nome já diz construir a paz, através do dialogo,do olhar o outro e ouvi-lo. Refletindo que o outro assim como eu tenho valores, sentimento e apesar disto temos nossas diferenças que podem ser resolvidas nesta busca de conhecer que divide o espaço comigo, seja, a sala de aula ou minha casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário