Sempre considerei a aprendizagem um fator muito importante para que o processo de aprendizagem ocorresse de forma não somente mais tranquila como mais prazerosa. Minha primeira experiencia neste sentido me remete aos meus tempos de estudantes, um período em que se não simpatizasse com a professora da matemática o perigo se reprovação, era muito mais real. Esta mesma situação anos mais tarde tornou a ocorrer com meu filho mais velho e as professoras de português, caso ele não gostasse era um ano marcado por aulas particulares.
Já como educadora sempre busquei estabelecer um vínculo afetivo com meus alunos,não posso afirmar com certeza que sua aprendizagem foi influenciada por esta minha postura,mas em relação a minha relação parecia ocorrer de forma mais leve do que aquelas turmas que eu não conseguia criar um vínculo maior, não eram uma relação conflituosa, mas não havia uma parceria entre educador e educando.O mais interessante é que nos anos seguintes são os alunos da turma que eu tinha mais afinidade que continuam a me procurar .
Wallon considera em sua teoria o aluno como um todo, sendo a afetividade um fator primordial para que o processo de aprendizagem ocorra, assim como,a importância respeitar a necessidade que a criança possui se mexer, de sair do seu lugar para interagir com o colega e como estas trocas também colaboram neste processo de conhecimento.
Deixo como sugestão para estes vídeos sobre as etapas do desenvolvimento segundo Henri Wallon:
https://www.youtube.com/watch?v=O6vzWpQn2AU acesso em 10/06/18
Nenhum comentário:
Postar um comentário