domingo, 19 de maio de 2019

Novas considerações sobre a pesquisa cientifica na sala de aula



        A  oitava postagem revisitada descreve o projeto de pesquisa desenvolvida pela minha turma no segundo semestre do ano  passado. na ocasião as crianças estavam pesquisando sobre vulcões.

      Como o projeto se  desenvolveu durante meu estágio e e , assim como, no primeiro semestres daquele ano minha turma desenvolveu outro projeto sobre o Egito e suas piramides. meu trabalho de conclusão de curso trata desta temática, como a iniciação cientifica pode colaborar com o processo de alfabetização em crianças na fase de alfabetização.

       Durante meus estudos  para elaborar meu referencial teórico, um mono conceito surgiu para qualificar meu trabalho sobre iniciação cientifica: alfabetização cientifica. Segundo autores como Attico Chassot ( 2001 p.38)  a alfabetização cientifica  poderia ser considerada  como "conjunto de conhecimentos que facilitariam aos homens  e mulheres fazerem uma leitura do mundo em que vivem."

         Deste modo, minhas primeiras conclusões são: o processo de letramento é favorecido pela iniciação cientifica, uma vez, que as pesquisas colocam os alunos não somente em contato com diversos portadores de texto como, com temas que são de seu interesse por estarem relacionados com seu cotidiano. gerando reflexões e mudanças em seu posicionamento diante de situações que trazem prejuízo para a comunidade na qual estão inseridos.






Referência bibliográfica: CHASSOT, Attico. Alfabetização cientifica: questões e desafios para a educação . 2ª edição. Ijuí: Ed Unijui, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário