domingo, 28 de outubro de 2018

A importância da pesquisa científica em sala de aula



 O tema do projeto cientifico da minha turma é sobre os vulcões, no decorrer das últimas semanas fui trazendo vários materiais para que pudessem realizar suas pesquisas. A pergunta principal que eles buscam responder através da pesquisa é como ocorre as erupções, uma das hipóteses elencadas por eles seria que as pessoas fazem barulhos ao redor do vulcão fazendo que ele acorde entrando desta forma, em erupção. As perguntas secundárias referem-se aos vulcões submarinos e seu processo de erupção, e como vivem as pessoas que moram perto de um vulcão.
Nesta semana trouxe diferentes materiais para que pudessem além de pesquisarem sobre o assunto, entrarem em contato com outros portadores de textos que possuem outra abordagem para explicar os fenômenos que envolvem os vulcões. Como material para pesquisa cientifica trouxe um vídeo sobre as placas tectônica e sobre a destruição de Pompéia pelo Vesúvio, através da literatura e da música trabalhei com  uma outra abordagem em relação aos vulcões mais lúdica,  humanizando-os mas ao mesmo tempo  possibilitando uma conversa  sobre o ser humano e sua relação com o meio que o cerca.
   Avaliando esta semana  e o envolvimento dos meus alunos nas atividades propostas  o que retorno que obtive foi muito satisfatório, foi possível observar a importância da pesquisa na vida das crianças e como um conteúdo estando relacionado com o tema torna-se mais  atrativo e a aprendizagem mais significativa, mesmo quando teoricamente não seria indicado para a faixa etária, foi o caso do documentário sobre Pompéia , que eles acharam fantástico, principalmente em relação as imagens das pessoas que foram petrificadas pela fumaça do vulcão, os questionamentos e as hipóteses que surgiram do motivo das pessoas não terem ido embora foram muito interessantes, segundo Demo  (1997, p. 11), “ [...] a criança é, por vocação, um pesquisador pertinaz, compulsivo. A escola, muitas vezes, atrapalha esta volúpia infantil, privilegiando em excesso disciplina, ordem, atenção [...]”.
A projeção do clipe também trouxeram observações interessantes como do meu aluno Kauã, segundo o que ele havia observado em outros vídeos , como o vulcão não havia entrado em erupção o nome correto seria magma e não lava como indicava o título do vídeo.
Trabalhar com projetos de pesquisa com as crianças é muito interessante, é um exercício de crescimento pois, o professor sai da sua zona de conforto que seria os assuntos que ele domina, ele torna-se ao lado de seu aluno um pesquisador, mas, os resultados são muito gratificantes, a minha satisfação se traduz na frase do meu aluno Marco Antônio “- Profe depois que pesquisarmos sobre estes vulcões podemos pesquisar sobre os que ficam embaixo d’água?” Quando que anos atrás pensaria que em uma turma de segundo ano estaria falando em vulcões, magma camadas da terra.... Neste sentido, Paulo Freire afirma
                       
     [...] toda a docência implica pesquisa e toda pesquisa verdadeira implica docência. Não há docência verdadeira em cujo processo não se encontre a pesquisa como pergunta, como indagação, curiosidade, criatividade, assim como não há pesquisa cujo andamento necessariamente não se aprenda porque se conhece e não se ensine porque se conhece e não se ensine porque se aprende. (FREIRE, 1992, p. 192-193).



Referências:

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados 2ªed., 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.



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