Toda pessoa que já leu alguma coisa na área da educação sabe esta frase: o conteúdo deve ser significativo para o aluno. Em nossos últimos encontros presenciais,vivenciamos de fato a importância das aprendizagens significativas e como é importante que a academia não se distancie da vida cotidiana. E como o professor deve se aproximar da realidade do aluno,para que o que está sendo dito tenha relevância.
Trabalhar com jogos nas turmas de alfabetização é muito enriquecedor,através do lúdico,as crianças vão estabelecendo relações entre grafemas e fonemas e se apropriando deste nosso código social que é a escrita. No entanto, é importante observar que apesar do aluno estar construindo seu conhecimento o papel do professor,no que se refere a correção da ortografia é muito importante.
Tornar nosso aluno crítico e que seja capaz de ler nas entrelinhas dos fatos noticiados,assim como, despertar neles o prazer de buscar o informações e construir seu conhecimento é um dos grandes desafios da educação na atualidade. Ler sobre a utilização da educação como instrumento político,nos faz repensar nosso papel como educador,da mesma forma, não tem como pensar no papel da mídia na vida das crianças,e a nocividade de certas campanhas publicitárias que colaboram para que etapas do desenvolvimento psicológico sejam queimadas acarretando em distúrbios e compulsões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário