domingo, 15 de novembro de 2015

A importância de Freud

      Penso que seja impossível estudar Freud sem rever alguns pontos  como mãe e educadora. Até atingir a idade adulta, acriança passa por algumas fases  que se não forem bem conduzidas podem ter reflexos na fase adulta.
       Para mim foi impossível ao estudar a fase oral não fazer uma relação com o hábito de roer unha da minha filha mais nova, pensa daqui lê, um pouco mais ali,e encontrei uma possível causa o desmame.   E aí que entra um outro ponto da teoria de Freud, somente quando identificamos a causa do problema é possível solucioná-lo, ou seja, o autoconhecimento e a psicanálise são de grande ajuda neste processo de reconhecimento, e senão, de cura ao menos de saber lidar com as situações.
        Mas partindo para o universo de sala de aula...
        Muitas vezes  as crianças apresentam algum comportamento que nos causa estranheza, há aquele aluno que é mais afetivo que os outros ou então o contrário parece ter uma revolta contida. Mas estudando e analisando um pouco mais consegue-se perceber  o reflexo de inconsciente em suas ações, isto muda como vamos tratar este aluno sem que ocorram mais traumas, principalmente,no início do processo escolar onde o afeto destinado aos pais dirige-se ao professor.Essa transferência de afeto, fornece ao professor muita credibilidade,desse modo, o que ele disser e principalmente como agirá  trará efeitos decisivos para aquele aluno. 
           Mas durante a vida escolar as crianças passam por outras fases , que vejo que o papel da escola e portanto do educador é  igual  ou maior ao da família. Uma vez que atualmente com a correria diária é na escola que as crianças passam não só a maior parte de seu dia como, em muitos casos,  é onde encontra espaço para colocar suas dúvidas e sentimentos. 
           Conforme vão chegando a adolescência vão descobrindo outros desejos, o menino que até o ano passado implicava, agora parece que está diferente. O corpo começa a mudar e então as dúvidas vão chegando. O professor não será mais em muitos casos a alvo do afeto mais a construção de e uma relação de afeto e confiança é essencial para que se possa auxiliá-los nesse momento de transição, indicando outra alternativas, outros caminhos diferentes do que é mostrado pela mídia, ou, em no meio social em que vivem.
           Freud alerta que não cabe ao professor o papel de analista,mas sua contribuição  em termos da psicanálise, nos possibilita auxiliar nosso aluno e sua família  a levantar e hipótese e buscar o  auxílio necessário.Assim como, cientes da importância da nossa interferência com os alunos, possibilite criar um ambiente em sala de aula que os conflitos existentes possam ser solucionadas de maneira mais satisfatória possível; Da mesma forma que possamos capacitar as crianças a fazerem suas próprias escolhas.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário