domingo, 27 de setembro de 2015

A escola ao longo da história

    Para entender a escola atual enquanto instituição, a leitura do livro Maquinaria escolar (Varela. Julia, 1996)  é muito importante.
      A escola  e a educação sempre foram consideradas um meio político para a manutenção do status quo. Para os filhos da classe dominante a educação não somente deveria ser esmerada como estes deveriam aprender sobre sua superioridade diante dos demais membros da sociedade. Aos que eram oriundos das classes trabalhadoras o escola  e sua formação deveriam conter o suficiente para que pudessem trabalhar e mantê-los em sua condição de subserviência.
      A escola  era um espaço destinado a doutrinação do corpo,um espaço em que ideias próprias e questionamentos eram  reprimidos. Era contra producente, formar pessoas que pudessem questionar as decisões que estavam sendo tomadas.Paralelo a isto na escola ensinava-se a reconhecer os símbolos nacionais e a orgulhar-se da história do país.
      Portanto cabia a escola fazer cada um tivesse o sentimento de ser  membro da sociedade,mas  totalmente conformado com o papel que lhe era destinado.
      Muitas medidas que tinham o caráter de melhorar a educação na realidade tinham por objetivo atender os interessas da elite dominante.Assim como antigamente, hoje assistimos anuncio de medidas que garantem acesso de todos a educação de base. Sim, todos até podem ter seu acesso a escola garantido,  mas como é  a qualidade desta escola?  Professores desrespeitados em seus direitos mais básicos e escolas sucateadas, compõem o panorama da educação em nosso país.





Um comentário:

  1. Ana
    Com certeza a lei garante o acesso, mas na prática a permanência e condições para que aconteça efetivamente está precária.
    Bjs Lú

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