Quem nunca ouviu esta frase: "Freud explica!". E realmente ele explica,muitas coisas que fazemos, pensamos ou sentimos tem origem em experiências que vivenciamos e que ficaram registradas em nosso inconsciente.
O nosso inconsciente desenvolve alguns mecanismos de defesa para que possamos lidar com alguma situação que nos foi dolorosa. Fobias e compulsões demonstram que alguma coisa em nosso interior está em desequilíbrio. Assim como, os sonhos que revelam muito do que está contido em nosso inconsciente e precisam ser trazidos à tona para possam ser resolvidos.
Nesse ponto a analise é uma importante ferramenta na busca pelo autoconhecimento, que possibilita a interação com outras pessoas.
Ao longo do nosso dia,precisamos tomar decisões e muitas vezes ficamos escutando "aquelas vozes" que parecem que discutem entre si:-Faça isso! Não, não faça! Então ponderamos e tomamos as decisões às vezes acertadas outras vezes não.
Pois bem estas "vozes" são o Id. Ego e o Superego, que segundo Freud os três sistemas da nossa personalidade. A tirinha abaixo exemplifica a sua atuação em uma situação corriqueira:
Material disponível em: http://www.praquemgostadeler.com.br/2013/04/toda-mafalda-da-primeira-ultima-tira.html acessado em 24/09/ 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário