Para entender a escola atual enquanto instituição, a leitura do livro Maquinaria escolar (Varela. Julia, 1996) é muito importante.
A escola e a educação sempre foram consideradas um meio político para a manutenção do status quo. Para os filhos da classe dominante a educação não somente deveria ser esmerada como estes deveriam aprender sobre sua superioridade diante dos demais membros da sociedade. Aos que eram oriundos das classes trabalhadoras o escola e sua formação deveriam conter o suficiente para que pudessem trabalhar e mantê-los em sua condição de subserviência.
A escola era um espaço destinado a doutrinação do corpo,um espaço em que ideias próprias e questionamentos eram reprimidos. Era contra producente, formar pessoas que pudessem questionar as decisões que estavam sendo tomadas.Paralelo a isto na escola ensinava-se a reconhecer os símbolos nacionais e a orgulhar-se da história do país.
Portanto cabia a escola fazer cada um tivesse o sentimento de ser membro da sociedade,mas totalmente conformado com o papel que lhe era destinado.
Muitas medidas que tinham o caráter de melhorar a educação na realidade tinham por objetivo atender os interessas da elite dominante.Assim como antigamente, hoje assistimos anuncio de medidas que garantem acesso de todos a educação de base. Sim, todos até podem ter seu acesso a escola garantido, mas como é a qualidade desta escola? Professores desrespeitados em seus direitos mais básicos e escolas sucateadas, compõem o panorama da educação em nosso país.
Ana
ResponderExcluirCom certeza a lei garante o acesso, mas na prática a permanência e condições para que aconteça efetivamente está precária.
Bjs Lú