Que vivemos em uma sociedade consumista,isto é, fato mas a onda consumista está também atingindo nossas crianças. E quando se fala só em consumo não estou me referindo somente a bens materiais. Fama, sucesso também está na lista de interesses de nossas crianças.
Cada vez mais a impressa vincula propagandas destinadas ao público infantil. Quando estas ainda estão em seus primeiros anos de vida a escolha é feita pelos pais,mas assim que, começam a poder emitir opiniões começam a "fazer escolhas". No entanto,por mais "opinião" que tenham, caberia aos pais o bom senso de dosar este consumo.
Mas como podem fazê-lo se, em sua grande maioria também são consumistas? E diante dos exemplo dos pais, realmente é possível dizer que nossas crianças são consumistas ou estão reproduzindo um modelo?
Assim como o consumo de produtos, a busca pela fama também tem entrado no universo infantil de uma maneira mais ampla,diria até mais agressiva. Há alguns anos atrás o sonho de algumas meninas era o de ser primeiramente miss e depois passou a ser modelo ou atriz. Os meninos a carreira de jogador de futebol sempre foi atrativa.
Mas agora com a facilidade de com um toque tudo estar na rede, um simples vídeo pode se tornar viral e a tão sonha fama chega instantaneamente.
O desejo de ser famoso, ter tudo que está na moda parece camuflar o desejo dessa criança de ser notada e amada. Pois muitas vezes os pais trabalham muito para não somente para dar o sustento como para comprar as coisas que o filho deseja. Exemplificando esta minha fala segue o depoimento de um jornalista,na semana passada, em um programa de televisão: "Sempre achei desnecessário que meu filho aos 4 anos tivesse um Iphone, mas tive que comprar, por que ele seria o único da turma que não teria. Seria um ET",
Nenhum comentário:
Postar um comentário