sábado, 25 de novembro de 2017

Como pensa,nossos alunos?



       O método clinico de Piaget possibilita que o professor conheça como seu aluno pensa e em que estádio do seu desenvolvimento ele se encontra.
      Com base na análise destes teste o professor poderá desenvolver atividades não somente que estejam de acordo com a etapa de desenvolvimento como principalmente fazer questionamentos que possibilitem que esta crianças avance.
       Tivemos a tarefa de aplicar em uma crianças um teste do método piagetiano, foi uma experiência  muito rica,pois, foi possível observar como cada crianças reagia frente a determinada prova, como organiza suas respostas.
       Diante desta experiência ,me pergunto, estes testes a exemplo das aulas entrevista do Geempa, norteiam o trabalho do professor uma vez que são realizados individualmente. Trabalhamos respeitando as diferenças de cada aluno,no entanto, o que geralmente fazemos é um avaliação igaul para todos e partindo dela separamos por grupos que em certa medida acabam por uniformizar as crianças,por exemplo, todos do grupo A são silábicos,os alunos do grupo B  ainda não tem conservação de massa... Mas será que todos pensam da mesma forma apesar de estarem no mesmo estádio de desenvolvimento?
       Sendo assim, seria muito mais enriquecedor para o processo de aprendizagem se os referidos testes fossem aplicados na escola,porém, esbarramos na falta de conhecimento dos pais e de algumas direções que consideram as testagem uma perda de tempo. E infelizmente isto ocorre em muitas escolas pois,nos enquanto, professores muitas vezes, não assumimos o nosso papel de especialista em educação, somos preparados para ocupar aquele lugar e portanto a nossa opinião deveria ser considerada como importante fator para as decisões dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário