sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Mudanças


  Edgar  Morin em seus videos sobre a complexidade e a interdisciplinariedade   nos leva a refletir sobre a necessidade de revermos não somente como organizamos o currículo escola mas como pensamos  a produção do conhecimento.
   Segundo o sociólogo francês não é mais possível que as escolas continuem trabalhando os conteúdos de forma compartimentalizada, em que os aluno não conseguem estabelecer relações entre as disciplinas , e entre estas e o mundo que os cerca. Morin utiliza a metáfora da gavetas para e ilustrar como hoje as disciplinas se organizam nas escolas.
    Diante disto, a transdisciplinaridade  é o caminho para que estas relações sejam feitas, que o aluno possa se utilizar de mais de uma disciplina para responder seus questionamento,estabelecendo conexões dentro e fora da escola.
     
   No entanto, trabalhar em conjunto, de forma transdisciplinar ainda é um desafio dentro das escolas, muitos professores possuem dificuldade para compartilhar sua aula com um colega,mas de forma gradativa este cenário vem se modificando. Trabalhar em conjunto,integrando as disciplina possibilita a estes alunos ver a mesma situação por óticas diferentes e refletindo sobre o  que sendo visto e, partindo disto, ir construindo seu conhecimento. E neste processo a relação entre professor- aluno  se modifica, o professor se coloca ao lado de seu aluno como aprendiz, como aquele que aprende com um colega , aluno, mostrando-se como um ser que está sempre se modificando e incentivando seu aluno a buscar sempre novas soluções não se conformando com repostas prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário