segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Pesquisando com as crianças


  Neste segundo semestre minha escola está envolvida com a Mostra científica , nela os alunos irão expor seus trabalhos com base na iniciação cientifica. Para os alunos dos Anos Inicias estes trabalho é realizado de acordo com a maturidade das crianças, o importante é o processo  é aguçar a curiosidade sobre determinado tema, fomentar a pesquisa.
  Trabalhar com os alunos a iniciação cientifica torna-se um desafio para o professor no meu caso por exemplo, consigo perceber claramente o meu desacomodar  em relação ao tema que meus alunos escolhera. No primeiro semestre o tem escolhido por eles foi Egito um tema que para mim devida a minha formação acadêmica me deixava muito confortável  ao propor  as atividades, e buscar o material necessário para que pudessem pesquisar e responder suas preguntas iniciais.
   No entanto, neste semestre o tema escolhido foi vulcões, e desta forma me vejo desacomodada, conheço um pouco do assunto ,mas não com tanta propriedade como o tema anterior, deste modo,agora  junto com meus alunos me vejo  pesquisadora deste tema, para que possa fazer as perguntas necessárias para que eles possam organizar suas  hipóteses e ao mesmo tempo que pesquiso sobre o tema também pesquiso como o meu aluno está construindo o seu conhecimento,não somente sobre vulcões mas na questão da leitura, de  saber que existem outros continentes, outras cidades... Neste sentido Marques ( 2007 p. 61) afirma "o  professor pesquisa e ensina. É a pesquisa que lhe dá condições de ensinar. É a pesquisa  que lhe permite aprender e ter condições de ensinar" 
    É deste lugar de professor pesquisador que me vejo, não somente pesquisando sobre um tema específico, mas como meu aluno está aprendendo, qual a melhor abordagem para que ele possa construir seu conhecimento, observando as conversas entre eles, as trocas  e principalmente aprendendo com eles, para Becker ( 2007, p. 7) "O professor é alguém que elabora planos de atividades, aplica metodologias, reproduz conteúdos, interpreta esses conteúdos, observa comportamentos e avalia processos" Desta forma estamos sempre buscando  compreender  as repostas que nossos alunos fornecem ,não considerando-as como um ponto final mas parte integrante do processo em que se encontram.


Referência:  BECKER,Fernando MARQUES, Tânia (orgs) Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre, Editora Mediação, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário