domingo, 6 de novembro de 2016

A magia da ciência

   Realizei com meus alunos a experiência da Bolsa Mágica e toda esta atividade foi muito interessante  enriquecedora tanto para eles como para mim.
     No primeiro momento mostrei para eles o saco plástico e os lápis perguntando o que eles pensavam que eu faria com estes dois materiais:
- Tu vai desenhar no saquinho. disse um
- Não, tu vai abrir e colocar os lápis dentro do saquinho. - disse outro.
 - E o que vocês acham que vai acontecer se eu espetar os lápis no saquinho? - perguntei
Em coro:
 -  Vai vazar a água!!!! -disseram
 Comecei a experiência, e a expressão de espanto e encantamento foi geral. No primeiro lápis saíram de perto porque achavam que se molhariam,mas depois cada vez queriam que eu espetasse mais lápis.
  O mais interessante para mim foram as teorias fornecidas por eles para explicar o motivo de não haver vazamento:
- O lápis é gordinho e não deixou a água sair. - disse Diogo
- O lápis grudou no plastico.- disse Alexandre
- O lápis fez um muro. - disse Lucas
 As teorias por eles fornecidas em muito se aproximaram das que eu encontrei na internet,demonstrando como nossos alunos quando estimulados podem  organizar seu pensamento de forma que suas respostas sejam coerentes. No primeiro momento, alguns falaram que eu era mágica por estar furando o saquinho e não haver vazamento, mas conforme fui questionando muitos  formularam  suas teorias e sentiam satisfeitos não de somente conseguirem elabora-las como de haver de minha parte o reconhecimento da importância de suas falas. 
   Quando possibilito que meus alunos partindo de suas observações, construam suas hipótese   e as testem, oportunizo que elaborando conceitos ocorra seu aprendizado, que terá muito mais significado, a aprendizagem desta forma ocorrerá de forma contundente.Pois para comprovar suas hipótese terão que buscar apoio em outras áreas do conhecimentos,e em outra fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário