domingo, 30 de outubro de 2016

Quem acolhe a escola?

    Quem acolhe a escola? Esta é a pergunta que todos nós professores da escola Júlio Brunelli  nos fazíamos  na manhã  do dia 24 de outubro. Quando chegamos para trabalhar na manha da segunda -feira nos deparamos com um cenário chocante,nossa escola havia sido alvo de vandalismo.  
     Ver a escola vandalizada foi muito chocante,pois, com a nova direção tem havido todo um esforço para resgatar a comunidade ,fazendo com que esta sinta-se pertencente a escola. Nosso  intuito  é fazer com que a comunidade perceba a escola como parte dela e não como um corpo estranho sem nenhuma relação com a vida  de seus alunos e muitas famílias tem percebido esta nova proposta  e frequentado e visto a escola com  um olhar diferente do que até possuíam.
     Passado o choque inicial, a comunidade ,pais e alunos, foram convidados a ajudarem a participar de um mutirão de limpeza,para nossa alegria  pais e alunos compareceram munidos de baldes, vassouras e produtos de limpeza . Muitas salas não foram alvo do vandalismo,como a minha, mas mesmo assim mães foram a ajudaram a limpar a sala dos filhos e a escola.
     Terminado mutirão, nós mesmos tínhamos a resposta par a pergunta  feita na segunda-feira, a escola foi acolhida pela comunidade que vê na escola e na educação um futuro melhor para os filhos, não foram a totalidades dos pais, mas os que foram, refletiram o sentimento de muitos que não puderam estar apesar de desejarem.Em relação aos pais que nos criticaram por fazer um mutirão de limpeza envolvendo seus filhos, estamos respondendo com aulas de cidadania, educação é muito mais que trabalhar português ou matemática é preparar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, pessoas solidárias aos problemas dos outros.

Reunião com a comunidade relatando o ocorrido

Mutirão da limpeza:
limpeza da minha sala


Mutirão da limpeza:
alunos ajudando na limpeza do saguão da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário