domingo, 16 de outubro de 2016

Iniciação científica

     Neste ano nos foi proposto pela direção da escola que começássemos a trabalhar com as crianças a pesquisa,não a escolar em que o ano lê em um livro e responde perguntas elaborados pelo professor.  Mas sim, que as pesquisa fossem norteadas pela curiosidade dos alunos, questionamentos em que precisariam fazer realmente uma pesquisa cientifica para que pudessem responder seus questionamentos iniciais, ou seja, suas hipóteses a respeito do tema escolhido
   Quando se fala de cientistas as crianças sempre relacionam com laboratórios, elementos explodindo e principalmente, ao fato de um cientista ser um homem.Por este motivo  as atividades desenvolvidas durante nosso trabalho da iniciação cientifica foi muito interessante.
Nossa atividade disparadora foi  o livro O sanduiche da Maricota, após uma conversa sobre a história, comecei fazendo alguns questionamentos  que começaram a gerar por parte das crianças perguntas muito interessantes sobre os animais. Em um primeiro momento perguntavam o que qualquer coisa, mas na medida que foram percebendo que tudo que eles perguntavam eu escrevia no quadro, as perguntas foram sendo cada vez mais especificas, por exemplo: -" Como as aranhas fazem as teias?  "Os coelhos comem cenouras?" Por que os gatos não gostam de água?" Já a turma da tarde, demostrou um interesse maior pelas abelhas: Por que as abelhas tem ferrão?"  Será que as abelhas dormem?"
    Todas estas perguntas geraram muita pesquisa em casa com a família, na biblioteca  e no laboratório da escola, visita ao Zoológico. Todo este processo foi construindo nas crianças o interesse não somente pelo assunto escolhido mas principalmente pela pesquisa. Nosso trabalho ainda não terminou temos muitas perguntas a serem respondidas, algumas hipóteses já foram feitas como por exemplo: As abelhas carregam o mel na barriga e depois vomitam na colmeia." No entanto, ele está sendo muito mais gratificante, pois é possível ver o crescimento  das crianças não somente na construção do seu conhecimento como também em outros aspectos que envolveram a solidariedade ao colega que não conseguia fazer um trabalho ou pesquisar no livro. Muitas vezes focamos somente no resultado e nos esquecemos que  o processo que em termos de pesquisa, é tão importante quanto as respostas ao questionamento inicial.

Visita ao zoológico:

colmeia de garrafa pet 
conhecendo o laboratório da escola




Nenhum comentário:

Postar um comentário