domingo, 13 de novembro de 2016

Traçando os rumos da escola

    Em minha escola,em virtude da elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar  estamos vivenciando um período de debates e estudos. Pois se faz necessário que este documento seja elaborado de forma consciente em relação aos rumos que desejamos para a nossa escola tanto na questão pedagógico com  ao relacionamento coma comunidade escolar.
        Compreendemos para que ocorram as mudanças  o estudo sobre a comunidade em que estamos inseridos e o cenário atual da educação  são de extrema importância,portanto, o tempo que dedicamos muitas vezes serem exaustivos  também são enriquecedores. As metas que planejamos devem ser coerentes com a nossa visão de educação, pois através de um projeto bem elaborado podemos  buscar parcerias que possibilitem sua execução.
     Todo este processo reque tempo e disponibilidade de todos os membros da comunidade escolar,mas infelizmente muitos por não compreenderem sua importância veem as horas de estudo e debate como uma perda de tempo.
      Recentemente  tivemos na escola um episódio de vandalismo,  que resultou em atividades com as crianças e com as famílias sobre cidadania. Muitos pais não conseguiram ver naquelas atividades  relação com que as crianças,segundo eles, deveriam estar aprendendo. Devido a visões como estas o debate em torno do Projeto e do Regimento escolar, também é considerado perda de tempo e infelizmente uma construção de deveria ser de todos  se resume a participação de pouco que compreendem que a escola e a educação é responsabilidade de todos.
      Traçar os rumos da escola é um projeto coletivo, as mudanças que desejamos deverão ser gradual, mas não há mais como pensar em escola e educação sem visualizar a necessidade de mudança de mentalidade e comportamento de toda a comunidade escolar. Acredito que esse seja o nosso maior desafio no momento, fazer que a escola seja pertencente a todos que a vivenciam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário