domingo, 15 de maio de 2016

Trabalhando através de projetos

  Na última aula presencial de Seminário Integrador,uma questão foi lançada pelas professoras a diferença  entre projetos e projetos de aprendizagem.
      A questão de trabalhar com nossos alunos através de projetos,não é novidade para nós,há muitos anos as escolas vem cobrando a necessidade de se trabalhar com projetos para que os conteúdo mínimos não fossem apresentados fora de um contexto.Então o que ocorria ou ocorre, escolhemos um tema e tentamos contemplar através dele os conteúdos programáticos, da maneira mais criativa possível. 
      Referente ao projeto de aprendizagem que começou a ser apresentado durante a aula de Seminário Integrador,diferente no que acontece nos projetos que estamos habituadas a realizar com nossos alunos.No projeto de aprendizagem quem faz o questionamento inicial são os alunos, que através do método científico constroem conceitos  e nesse processo  vão surgindo novos questionamentos que estão relacionados com a pergunta inicial do projeto,ocorrendo a aprendizagem num contexto que faz sentido para ele há a compreensão  da elaboração do conceito.
     Na minha escola temos o projeto Trajetórias Criativas que trabalha dentro deste modelo de pesquisa baseado no método de pesquisa. Esta proposta de trabalhar partindo dos questionamentos dos alunos é muito desafiadora e assustadora ao mesmo tempo, em 2011, primeiro ano da implantação do Trajetórias  na minha escola, realizei para a Mostra Cultural  o Trajetórias Mirins. Cada aluno, deveria escolher um tema e fazer uma pesquisa sobre o seu assunto,foram semanas pesquisando na  biblioteca, internet... até que chegou a mostra. De todos os trabalhos apresentados, um foi muito especial,um aluno através de uma maquete,com o auxílio do pai,  recriou o habitat dos dinossauros. Esta foi a única ocasião que o pai se envolveu na vida escolar do filho. 
   Atualmente olhando esta experiência algumas observações se fazem necessárias, a primeira é claro,não tenho nenhum registro fotográfico dos trabalhos,pois não tinha e ainda não tenho o costume de fazer estes registros. Segundo ponto, aquela foi a primeira experiência, e logicamente  não poderia ser um sucesso completo,mas não dei continuidade a esta ideia, faltou apoio por parte da escola e um maior aprofundamento teórico da minha parte. 
   Este novo modo de trabalhar precisa além do embasamento teórico que todos,alunos,escola e pais estejam  envolvidos neste processo. Os questionamento vão surgindo ao longo da pesquisa ,conceitos vão sendo construidos e assimilados pelo alunos, e o professor precisa estar seguro do seu papel na orientação dos projetos de pesquisa para que haja a construção do conhecimento .

Um comentário:

  1. Ana! Adorei teu registro e muito bom saber que as escolas já estão repensando a forma de trabalhar o currículo e o que tem por fora dele!
    Beijão

    ResponderExcluir