Quando pensamos no universo da sala de aula, logo pensamos em como atingir cada aluno de modo, que todos a seu tempo, construam o seu conhecimento. Assim como, cada um tem o seu ritmo sua personalidade também traz consigo seus valores, valores estes resultados não somente dos ensinamentos de sua família como do meio em que está inserido.
Apesar de termos que respeitar os valores de nossos alunos também temos o dever de levá-los a refletir não somente sobre suas atitudes como os que estão ao seu redor e como estas atitudes podem vir a prejudicar outras pessoas. Em muitos casos as crianças trazem consigo padrões que consideramos pela nossa ótica incorretos,mas não prejudicam terceiros, no entanto, em outros momento elas comentam ou reproduzem atos que afetam outras pessoas.Como por exemplo, pegar objetos dos colegas, resolver situações de conflitos através da violência, em situações como estas deve-se conversar com as crianças levando- as refletirem sobre o ocorrido, em casos assim, é necessário que haja uma conversa entre todos os lados não somente para compreender os motivos de quem fez algo que não deveria ser feito,mas para este ouvir como a sua atitude impactou a outra pessoa e esta por sua vez possa ver mais do que alguém que não respeita as regras.
Enquanto professores não podemos impor nossos valores ou julgar os outros pela nossa moral, no entanto, precisamos ter uma postura ética não somente em relação aos nossos alunos como em relação aos nossos colegas. Um professor que expõe uma situação particular de um aluno a outros professores sem ter o objetivo de buscar um apoio ou quando o professor reclama de situações particulares da escola para os alunos,apresenta uma postura antiética invalidando qualquer forma de tornar seus alunos pessoas éticas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário