domingo, 8 de outubro de 2017

"De perto ninguém é normal!"



   A frase que intula este texto,  dita pelo cantor Caetano Veloso, e nós leva refletir o que é ser normal? Quem define os padrões de normalidade? A resposta pela definição dos padrões de normalidade são definidos pela sociedade e  através da  mídia  padrões são divulgados como o único caminho para ser feliz.
   Para atingir alguns padrões são mais possíveis de serem atingidos como por exemplo, excesso de peso, cabelo liso ou crespos, ser loira,.... Mas como fica aqueles que não se encaixam nos padrões e em muitos casos não existem para se se adeque aos padrões ? A estes é reservado a exclusão, o preconceito e olhares  piedosos.
  Realmente "De perto ninguém é normal", e muitas veze pensamos que somente quem é negro ou deficiente é alvo de preconceito e discriminação, mas precisamos para e pensar em situações do nosso cotidiano que nos mostram que também não somos tão normais como pensamos. Você usa óculos? Possui problemas na visão. Não consegue pegar os produtos nas prateleira mais alta? Sua altura não atende aos padrões de normalidade. Seu time ou religião é diferente de sua família ou grupo social, também está fora dos padrões de normalidade.
   Os exemplos acima mencionados, não tem nenhum intuito de comparar as dificuldade que as pessoas que são deficientes  ou sofrem com o homofobismo, preconceito racial ou religioso passam em nossa sociedade, mas o objetivo é refletirmos sobre nossas atitudes em relação ao outro e nossa omissão frente a brincadeiras relevamos por considerarmos inofensivas mas que podem deixar marcar pelo resto da vida. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário