No objetivo de podermos fazer as interferências mais adequadas para que nossos alunos construam seu aprendizado.Se faz necessário primeiramente sabermos como se processa a construção do conhecimento, nessa área os estudos de Jean Piaget são de extrema valia, originando a Epistemologia Genética.
Para nós educadores conhecermos esse estudo,como disse, é muito importante.Mas precisamos primeiramente estarmos seguros do método que vamos utilizar, assim como, ter claramente estabelecido que o que determina que uma crianças está em um estádio ou não não é o fator cronológico e sim se apresenta características do referente a cada estádio, pois caso contrário corremos o risco do estímulo que fornecemos ao nosso aluno ser inadequado, podendo romper o equilíbrio.
Segundo o professor Fernando Becker, nossas escolas precisam ser mais laboratórios e menos auditórios ,ou seja, a interação , o experimentar são essenciais para que nosso alunos se desenvolvam.Em uma aula ativa, com espaço para questionar, trocar e errar o aprender torna-se prazeroso e consequentemente as crianças levam para fora dos muros da escola o desejo de investigar,estabelecendo relações com as descobertas feitas na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário