Meus alunos do turno da manhã são muito curiosos.Quando pesquisaram o Egito algumas questões ficaram sem respostas,pois, como são muito pequenos as informações eram muito complexas para que pudessem extrair as devidas informações. Deste modo, convidamos o professor de história da escola para dar os devidos esclarecimentos.
No entanto, quando o professor chegou nasala, as crianças encheram de perguntas sobre vários assuntos e com muito carinho foi tentando responder,mas quando estas questões se resumiram ao campo das ciências naturais ele sugeriu que eles conversassem com a professora de ciências da escola, e foi isto que fizemos.
Após inúmeras perguntas foia vez dela lançar um desfio para eles: Que cor é o céu?No dia marcado a professora foi na sala de aula para ouvir as explicações das crianças,que com o auxílio da família fizeram a pesquisas e após todos terem relatado o que pesquisaram a professora fez um fechamento.
Destas duas experiências foi possível,observar como seria produtivo se pudêssemos compartilhar nossa sala de aula com outros colegas, os dois interagindo ao mesmo tempo com os alunos. Dividir a sala de aula com outros colegas, pesquisar na rede ,na minha opinião mostra para meus alunos que, primeiramente, precisamos buscar em fontes seguras informações para podermos responder nossas perguntas, ou seja, a pesquisa é muito importante.Em segundo lugar, acredito que seja algo mais subjetivo, se meu professor não sabe de tudo, eu também tenho o direito de, não sabendo tudo ir pesquisar e buscar minhas resposta.
A docência compartilhada transforma a sala de aula em um espaço onde todos estão para aprender e ensinar, compartilhando saberes e construindo seus conhecimentos.
Que bacana essa experiência Ana Cíntia! Acredito que tua postagem esteja se enquadrando em uma Postagem Interpretativa conforme como a professora Cíntia nos explicou. Agora eu preciso te fazer uma ponderação: Será mesmo que é a docência compartilhada que impulsiona a iniciativa pesquisadora dos alunos ou é a postura das professoras. Estejam elas trabalhando em conjunto ou individualmente? Tu apostas na docência compartilhada, mas as vezes não é muito possível. Faltam colegas professores. Continua escrevendo aí Ana Cíntia que estou por aqui lendo. Abraço, Betynha - Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador, Eixo VIII.
ResponderExcluir