A sabedoria indígena por muitos séculos foi rejeita, os colonizadores americanos os titulavam como selvagens, no entanto, nenhuma decisão era tomada entre os indígenas sem pensar no impacto que elas teriam para as próximas gerações.
Infelizmente o ser humano em sua ânsia pelo poder e pelo progresso arrastou consigo a natureza.Durante anos o que setem assistido é o desmatamento,extinção de animais,poluição dos rios,mares e ar,ou seja, um completo descomprometimento com o planeta e com as futuras gerações, então cabe a pergunta quem são os selvagens?
Mas já existe um movimento contrário ao consumo desenfreado e o descaso em relação ao meio ambiente.A ideia de uma vida sustentável vem ganhando cada vez mais adeptos,um novo modo de se ver o mundo e o meio ambiente se faz necessário para que se possa num primeiro plano diminuir os danos causados ao planeta para que se possa posteriormente reverter os impactos de anos de descaso com toda a vida do planeta.
Lembro que quando estava na escola, os livros diziam que a água era uma fonte de recurso inesgotável,ou seja,poderíamos utilizar os recursos hídricos sem medo.Agora nos preocupamos se nossos netos terão água disponível para saciar sua sede.
Deste modo é importante trabalharmos com nossos alunos a questão ambiental,desenvolvendo a consciência ecológica através de atividades que enfoquem a sustentabilidade. Possibilitando aos nossos alunos que reflitam a respeito dos impactos causados na natureza por nossos atos, como por exemplo, o alagamento na rua ocasionado pelo descarte incorreto do lixo.
Nesse processo de debates e reflexões buscar, com eles, meios que possibilitem o reaproveitamento de materiais descartados e até mesmo de alimentos. Para que eles sejam multiplicadores destas informações em suas famílias e comunidade gerando mudanças e gerando nesses futuros adultos o compromisso com o planeta em que vivem.