domingo, 27 de novembro de 2016

Sustentabilidade



     A sabedoria indígena por muitos séculos foi rejeita, os colonizadores americanos os titulavam como selvagens, no entanto, nenhuma decisão era tomada entre os indígenas sem pensar no impacto que elas teriam para as próximas gerações.
 Infelizmente o ser humano em sua ânsia pelo poder e pelo progresso arrastou consigo a natureza.Durante anos o que setem assistido é o desmatamento,extinção de animais,poluição dos rios,mares e ar,ou seja, um completo descomprometimento com o planeta e com as futuras gerações, então cabe a pergunta quem são os selvagens?
   Mas já existe um movimento contrário ao consumo desenfreado e o descaso em relação ao meio ambiente.A ideia de uma vida sustentável vem ganhando cada vez mais adeptos,um novo modo de se ver o mundo e o meio ambiente se faz necessário para que se possa num primeiro plano  diminuir os danos causados ao planeta  para que se possa posteriormente reverter os impactos de anos de descaso com toda a vida do planeta.
Lembro que quando estava na escola, os livros diziam que a água era uma fonte de recurso inesgotável,ou seja,poderíamos utilizar os recursos hídricos sem medo.Agora nos preocupamos se nossos netos   terão  água disponível para saciar sua sede.
 Deste modo é importante trabalharmos com nossos alunos a questão ambiental,desenvolvendo a consciência ecológica através de atividades que enfoquem a sustentabilidade. Possibilitando aos nossos alunos que reflitam a respeito dos impactos causados na natureza por  nossos atos, como por exemplo, o alagamento na rua ocasionado pelo descarte incorreto do lixo.
        Nesse processo de debates e reflexões buscar, com eles, meios que possibilitem o reaproveitamento de materiais descartados e até mesmo de alimentos. Para que eles sejam multiplicadores destas informações em suas famílias e comunidade gerando mudanças e gerando  nesses futuros adultos o compromisso com o planeta em que vivem.





domingo, 20 de novembro de 2016

Desafio matemático

       Nesta semana propus para meus alunos um desfio matemático. Eles deveriam encaixar os números: 0,1,2,3,4 e 5 em um triângulo de forma que a soma de todos os lados fosse sempre 9.
        Planejei a atividade de forma que fosse bem concreta para eles uma vez que estão no segundo ano e ainda precisam muito do concreto para realizar as operações matemáticas. Em aula distribui doze cartaz com os números que seriam utilizados no desafio e solicitei que quantificassem através de desenhos os números que receberam, em seguida fomos para o saguão para efetivamente realizar a atividade. No primeiro momento as duas equipes tiveram dificuldade de posicionar os colegas com com os cartazes para que a soma desse nove.
- Profº é impossível fazer esta tarefa! diziam.
- Nós arrumamos um lado mas dai o outro não dá certo! diziam outros.
     Então posicionei os alunos com o número cinco em um ponto do triângulo, e disse que era uma dica e eles não poderiam mexer naquele colega. Não demorou muito para que uma das equipes resolvesse o desafio, a outra apesar de ter demorado um pouco, também obteve sucesso em sua atividade. 
     Esta atividade foi muito satisfatória para todos nós.Se em um primeiro momento eles estavam um pouco desanimados pois não conseguirem, assim que solucionaram o desfio pareciam que haviam ganhado um grande prêmio, tamanha era a satisfação deles.

- Bah  profª foi difícil, mas nós conseguimos! disseram

   Como a atividade foi realizada no saguão da escola outros professores vendo a movimentação foram perguntar o que eles estavam fazendo,mais uma vez foram tomados de alegria e satisfação ao explicarem a atividade e foram cheios de orgulho para  a sala diante dos elogios que receberam do outros professores. Também fiquei muito contente com o resultado da atividade, quando comentei a tarefa com alguns colegas acharam muito difícil e que eles teriam muita dificuldade para realizá-la. realmente precisaram da dica mais encontraram a solução, foi muito bom ver eles trocando os colegas de lugar para conseguirem somar nove.
      Em alguns momentos, deixo de fazer alguma atividade diferentes por achar que meus alunos não vão conseguir, claro que as tarefas propostas devem estar de acordo com a faixa etário e o nível de meus alunos.Mas este desfio me mostrou que como já disse matemática pode ser divertida, segundo,as crianças são surpreendentes e devemos estimula-los para que cada vez mais busquem alternativas para solucionar os desafios propostos, e que precisam considerar todo o processo. Como nesta atividade, o outo grupo demorou para conseguir,mas não desistiu foi na tentativa e erro que chegaram ao resultado final e este processo é tão importante quanto encontrar a solução imediatamente.
         A empolgação continuou no outro dia quando relataram a atividade para os colegas que não estavam presentes no dia anterior.

Fonte: http://bauzinhodaweb.blogspot.com.br/2015/03/frases-de-jean-piaget.htm acesso em 20/11/16
l



       

domingo, 13 de novembro de 2016

Traçando os rumos da escola

    Em minha escola,em virtude da elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar  estamos vivenciando um período de debates e estudos. Pois se faz necessário que este documento seja elaborado de forma consciente em relação aos rumos que desejamos para a nossa escola tanto na questão pedagógico com  ao relacionamento coma comunidade escolar.
        Compreendemos para que ocorram as mudanças  o estudo sobre a comunidade em que estamos inseridos e o cenário atual da educação  são de extrema importância,portanto, o tempo que dedicamos muitas vezes serem exaustivos  também são enriquecedores. As metas que planejamos devem ser coerentes com a nossa visão de educação, pois através de um projeto bem elaborado podemos  buscar parcerias que possibilitem sua execução.
     Todo este processo reque tempo e disponibilidade de todos os membros da comunidade escolar,mas infelizmente muitos por não compreenderem sua importância veem as horas de estudo e debate como uma perda de tempo.
      Recentemente  tivemos na escola um episódio de vandalismo,  que resultou em atividades com as crianças e com as famílias sobre cidadania. Muitos pais não conseguiram ver naquelas atividades  relação com que as crianças,segundo eles, deveriam estar aprendendo. Devido a visões como estas o debate em torno do Projeto e do Regimento escolar, também é considerado perda de tempo e infelizmente uma construção de deveria ser de todos  se resume a participação de pouco que compreendem que a escola e a educação é responsabilidade de todos.
      Traçar os rumos da escola é um projeto coletivo, as mudanças que desejamos deverão ser gradual, mas não há mais como pensar em escola e educação sem visualizar a necessidade de mudança de mentalidade e comportamento de toda a comunidade escolar. Acredito que esse seja o nosso maior desafio no momento, fazer que a escola seja pertencente a todos que a vivenciam.

domingo, 6 de novembro de 2016

A magia da ciência

   Realizei com meus alunos a experiência da Bolsa Mágica e toda esta atividade foi muito interessante  enriquecedora tanto para eles como para mim.
     No primeiro momento mostrei para eles o saco plástico e os lápis perguntando o que eles pensavam que eu faria com estes dois materiais:
- Tu vai desenhar no saquinho. disse um
- Não, tu vai abrir e colocar os lápis dentro do saquinho. - disse outro.
 - E o que vocês acham que vai acontecer se eu espetar os lápis no saquinho? - perguntei
Em coro:
 -  Vai vazar a água!!!! -disseram
 Comecei a experiência, e a expressão de espanto e encantamento foi geral. No primeiro lápis saíram de perto porque achavam que se molhariam,mas depois cada vez queriam que eu espetasse mais lápis.
  O mais interessante para mim foram as teorias fornecidas por eles para explicar o motivo de não haver vazamento:
- O lápis é gordinho e não deixou a água sair. - disse Diogo
- O lápis grudou no plastico.- disse Alexandre
- O lápis fez um muro. - disse Lucas
 As teorias por eles fornecidas em muito se aproximaram das que eu encontrei na internet,demonstrando como nossos alunos quando estimulados podem  organizar seu pensamento de forma que suas respostas sejam coerentes. No primeiro momento, alguns falaram que eu era mágica por estar furando o saquinho e não haver vazamento, mas conforme fui questionando muitos  formularam  suas teorias e sentiam satisfeitos não de somente conseguirem elabora-las como de haver de minha parte o reconhecimento da importância de suas falas. 
   Quando possibilito que meus alunos partindo de suas observações, construam suas hipótese   e as testem, oportunizo que elaborando conceitos ocorra seu aprendizado, que terá muito mais significado, a aprendizagem desta forma ocorrerá de forma contundente.Pois para comprovar suas hipótese terão que buscar apoio em outras áreas do conhecimentos,e em outra fontes.