Estamos na Semana Farroupilha,um momento muito caro para muitos gaúchos, pois ressalta -se o orgulho por nossas tradições e história. É um período que aflora o tradicionalismo.
Durante esta semana,nas escolas vemos crianças trajando com orgulho a vestimenta gaucha, durante as aulas trabalhamos lendas e ensinamos sobre a nossa história. No entanto, o mesmo cuidado e preocupação que tratamos a alfabetização e a matemática, precisamos ter em relação a Estudos Sociais,mais que trabalhar datas comemorativas devemos ter o compromisso de respeitando a faixa etária de nossos alunos esclarecer alguns fatos relacionados com a nossa história regional e nacional.
Muitos estudos tem sido feitos trazendo á tona outras versões de fatos históricos, fatos estes que inicialmente foram contados pelos vencedores ou por aqueles que tinham interesses em manter ou criar uma imagem. Portanto, precisamos ter claro que para nosso aluno possa construir uma visão critica da sociedade em que está inserido, é necessário oportunizar que tenha acesso a esta bibliografia.
Para que este processo ocorra é necessário que o professor esteja preparado,compreender como nossa história foi construída, para que possamos debater sobe os desdobramento de muitos fatos históricos não reforçando deste modo a versão dos vencedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário