O eixo quatro iniciou-se oficialmente na última segunda feira,vinte e nove de agosto.As interdisciplinas que serão abordadas neste semestre estão muito ligadas ao afetivo tanto de alunos como dos educadores.
Muito destes sentimentos estão intimamente ligados não somente como o professor trabalha estas disciplinas,Ciências, Matemática e Estudos Sociais, como também sua relação com as mesmas como educador e por que não dizer aluno. Particularmente,enquanto, aluna precisava gostar do professor de matemática para poder ir bem na disciplina caso contrário a recuperação era certa, enquanto, Estudos Sociais as aulas sempre fluíram muito bem independente da minha relação com o professor.
Como estas experiências se refletem em minha sala de aula,agora enquanto educadora? Tenho buscado fazer com que a matemática tenha sentido para meus alunos, que consigam vê-la como parte de seu cotidiano,ou seja, as atividades matemáticas precisam ter significado para eles. Mas não tenho como negar as aulas de Estudos Sociais fluem com muito mais leveza e me são muito mais prazerosas. Em relação a Ciências,que pelo seu perfil mais prático, dificilmente as crianças não gostam desta disciplina que mexe tanto com a curiosidade delas.
Percebo que em relação a Estudos Sociais infelizmente muitos professores ainda a resumem somente as datas comemorativas onde reproduzem ideias que tem sido questionadas ao longo dos tempos. Possivelmente este posicionamento esteja ligado ao conceito,presente também nos Anos Finais, que matérias importantes são Português e Matemática e demais disciplinas agregam muito pouco ao estudante com tantas dificuldades de aprendizagem.No entanto, um texto bem trabalho sobre a Revolta dos Farrapos pode não somente englobar outras disciplinas como Português, como fazer nosso aluno refletir sobre a manipulação de informações e a consequência desta para a sociedade.
Sejo que as interdisciplinas deste semestre tragam não somente conceitos para que possamos embasar nossas aulas,como também, atividades práticas que despertem em nossos alunos o prazer de apender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário