Em uma semana em que uma medida provisória do governo federal, visando a reformulação do Ensino Médio no Brasil,traz à tona o debate sobre a qualidade do ensino e o currículo escolar. Devemos refletir sobre a importância da disciplina de História neste contexto.
Durante muitas décadas o ensino da História resumia-se a decorar datas e nomes dos heróis que fizeram a história, que por muito tempo foi escrita pelos vencedores. A compartimentalização do ensino não possibilitava aos alunos fazerem relação entre o que acontecia na Europa e os acontecimentos aqui no Brasil,assim como, os considerados fatos marcantes da história eram apresentados aos alunos de maneira estanque, sem considerar o processo. Por exemplo, apesar da tomada da Bastilha ser considerada uma marco para o inicio da idade contemporânea,mais importante do que o acontecimento em si, são os fatores o que corroboraram para a sua queda e os desdobramento deste fato não somente na Europa como na América.
No entanto, muitos professores tem procurado mostrar para seus alunos a importância de se analisar o processo histórico,assim como da micro história, onde foi dada visibilidade aos que até então eram marginalizados pelos historiadores,por não serem grandes generais ou reis.
Por muito tempo a história era analisada por dois viés o politico e o econômico. A história social,das mentalidades não eram consideradas com seriedade,mas no entanto não podemos analisar as mudanças sociais somente por um aspecto, é preciso compreender seus impactos e como a sociedade se organizou diante de tais mudanças.
Por este motivo,concordo com Daniel Caras, o ensino da Sociologia, Artes, assim como, da História possibilitam a formação de um cidadão completo, capaz que posicionar se criticamente pois lhe foi dada a oportunidade de exercer o livre pensamento, ou seja, o aluno foi encorajado formular hipóteses, a debater e principalmente questionar e argumentar sobre seu ponto de vista.
Medidas como esta proposta pelo governo, já foram feitas, a conotação agora pode ser outra mas o cerne é o mesmo de outras épocas. Quando um aluno estuda sobre os processos sociais seja na História ou na Sociologia, torna-se capaz de identificar o pano de fundo de atitudes que lhe são apresentadas independente da maneira que estas sejam colocadas.E esse é o grande perigo de ter alunos que pensem com autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário