domingo, 24 de maio de 2015

Um olhar sobre a educação moderna so século XXI

As escolas mantém a mesma estrutura ao longo dos temos,apesar da sociedade neste mesmo período e principalmente nestas últimas décadas ter passado por muitas mudanças estas que estão atingindo um ritmo cada vez mais acelerado.A escola portanto encontra-se em descompasso com esta sociedade,de acordo com Missio" E estes desencontros a escola com a sociedade está interferindo intensamente nas relações dentro e fora dela".
Com a modernidade a razão passa a reger a sociedade e as ações sendo norteadas principalmente pela razão dificultam o olhar sobre o outro.O filme Quanto vale ou é por quilo? aborda esta temática ao mostrar as ONGS como empresas que antes de terem uma ação solidária estão mais preocupadas em arrecadar fundos para a manutenção de seus funcionários.
Em um mundo globalizado as informações tem sido difundidas de uma maneira muito rápida,quase instantâneas e as escolas continuam  com os mesmos conteúdos  e maneiras de ensiná-los.Ou seja, assuntos descolados da realidade e do interesse do aluno que resultam em um desinteresse deste aluno que não consegue entender onde pode aplicar o que está aprendendo.
E neste contexto mídia é responsável por passar informações de maneira suscita e rápidas diminuindo a percepção do que realmente está ocorrendo,colaborando desta forma com a ordem vigente.Novos valores são passados e um novo ideal de felicidade surge através das propagandas,o que está na moda desponta como um ideal de vida, o  filme Quanto vale ou é por quilo?  exemplifica  esta realidade onde  para ser "feliz" como aquele artista, ser reconhecido enquanto cidadão com direitos  procuro me moldar a ordem vigente  colaborando mesmo de que maneira inconsciente, para  a manutenção do sistema,ou seja,não    luto por mudanças e sim para ser aceito e usufruir de uma  situação com privilégios.
A escola deveria atuar como mediadora entre o aluno e as informações que ele recebe da mídia, segundo Certeau,"... hoje a escola pode exercer um lugar de controle onde se aprende a utilizar as informações recebidas fora da escola." Desta forma socializando as informações e refletindo criticamente sobre elas é  possível uma mudança nos conteúdos que são trabalhados na escola o que refletiria na formação deste aluno enquanto membro desta sociedade.

Um comentário:

  1. Ana Cíntia
    Com certeza a escola tem a obrigação de construir momentos de reflexão da sociedade, você fala da mídia , hoje as propagandas entre outros elementos da mídia, nos apresentam uma sociedade hegemônica como diz Gramsci.
    Apresenta status de consumo, a escola deve fazer com que haja reflexão desse consumo, dessa elite de poder ser e ter e como ficam as camadas populares?
    Muito boa as tuas postagens.Bons estudos.Tutora Luciane Machado.

    ResponderExcluir