domingo, 31 de maio de 2015

Enfoque globalizador

 " Ensinar não é transferir conhecimento,mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção." Paulo Freire
 
Vivemos em uma sociedade globalizada,onde informações e acontecimentos chegam com uma velocidade assustadora, informações são despejadas pela mídia que apesar de serem de suscitas necessitam serem analisadas.E nesta era de globalizações a escola ainda permanece com informações compartimentalizadas,formando alunos que possuem dificuldades de aplicar seu conhecimento acadêmico  de maneira prática e de solucionar situações que fogem do que foi passado pela escola.
Como resposta a esta situação,escolas tem mudado seus métodos de ensino,de uma maneira mais globalizada os conteúdos deixam de ser o foco,pois serão um meio para solucionar situações de sua vida cotidiana,"o objetivo direto não é o aprender esses conteúdos disciplinares,mas alcançar o objetivo de conhecimento..."Zabala. Aprender a aprender.
Neste processo a aprendizagem passa a ter significado,o educando através dos métodos globalizados assume uma maior autonomia no processo de aprendizagem e o educador aprende ensinando,atento aos interesses e as suas contribuições, baseando suas práticas em alguns questionamentos: O que ensinar? O que devem aprender?Como deve ser? A avaliação e autoavaliação atuam como uma prática reflexiva de todo este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário