domingo, 17 de maio de 2015

Cinema: retatos da sociedade

Os diretores tem através de seus filmes levado os espectadores  a pararem e refletirem não somente sobre a sociedade em que vivemos ou teremos como também sobre fatos  que marcaram um período histórico.Os filmes Macunaíma de 1969 e Machuca de 2004 são exemplos de como através de histórias elementos de discussões e reflexos podem ser elencados.
No filme Macunaíma, retrata  a chegada de nordestinos que vindos em caminhões paus de arara tentam a vida nas grandes cidade e terminam em situações de exploração e miséria, assim como, do preconceito racial. A sociedade impõem um padrão,e todos aqueles que não se encaixam ficam marginalizados  e muitos buscam  alguma maneira para que possam ter este padrão almejado  e assim serem aceitos pela sociedade  passado a ter uma vida melhor.
Machuca é um filme chileno que retrata através da amizade de dois meninos de origem social diferente os últimos meses do governo Allende antes do golpe militar que mergulhou o país em uma das mais violentas ditaduras latino americanas. O filme mostra a escola como um espaço que pode ser tanto a chave da mudança como um aparelho reprodutor do sistema vigente. A figura do padre procurando incluir jovens de oriundos de classes trabalhadoras em uma escola tradicional  e trabalhando com estes para aprendam a respeitar -se apesar de suas diferenças demonstra o papel do educador enquanto agente de transformação.Por outro lado a resistência de alguns pais em relação a esta integração revela como algumas medidas sociais mexem com aqueles que não querem perder seus privilégios em prol do  bem comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário