O ser humano possui necessidade de comunicar-se com seus pares, através da linguagem expomos nosso modo de pensar, nossos desejos. Essa linguagem pode ser não verbal como por exemplo, a utilização de um cartaz para fazer uma recomendação, já na verbal utilizamos a fala para nos colocarmos diante dos outros.
Muito interessante observarmos os bebês, logo que nascem utilizam-se do choro, como forma de linguagem para comunicar-se com quem está a sua volta, conforme vão se desenvolvendo começam a perceber que podem imitir outros sons que não somente o choro ou a risada e ao imitirem estes sons conseguem uma interação maior com seus pais ou cuidadores, quanto mais esta estimulação ocorre maior é este desenvolvimento.
Esta interação também ocorre não somente entre as crianças e os adultos como entre os bebês, se o ambiente fornece estímulos para o aumento do vocabulário da criança muito provavelmente elas consigam, em um primeiro momento, reproduzir falas ou situações que acontecem em seu dia a dia.
O apoio da família como em todas as fases do desenvolvimento da criança são extremamente importantes. Assim como, se criada em uma casa em que diversos estímulos são oferecidos como música, conversas com a criança e até mesmo a TV a linguagem será desenvolvida,naquelas casa, em que ao simples gestos todos os desejos são atendidos o desenvolvimento da linguagem poderá ocorrer de maneira mais lenta acarretando prejuízos a estas crianças quando forem colocadas em situações que necessitam comunicar-se com outras crianças, como na escola.
Nos primeiros anos de escola muitas vezes observamos que, a dificuldade de fala do aluno está mais relacionada a falta de estímulos que a um problema no aparelho fonético, geralmente são crianças infantilizadas pelos pais que acreditam estarem certos ao atenderem seus filhos sem estas fazerem o menor estorço.Este comportamento por parte dos pais acaba afetando interferindo na relação do filho com seus colegas não somente por dificuldade de se expressar pela fala como por interagir com eles.

O meio influencia nosso desenvolvimento? Quer sejam bebês, criança, jovem ou adultos somos seres sociáveis. Desejamos nos comunicar e estar em harmonia com nossos pares. Isso faz bem a sanidade mental. A família precisa incentivar? Vale o esforço? Nós professoras, com nosso olhar apurado, percebemos a eficiência de alunos estimulados e atendidos. Segue escrevendo, marcando nosso espaço que estou por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2UFRGS - SI VII)
ResponderExcluir