domingo, 11 de março de 2018

Escolas democráticas?






   A tirinha acima vem ao encontro de documentário alemão, Escolas democráticas, que assistimos noite da última segunda-feira (05/03). O conteúdo do documentário não possuía relação com o seu título,mas  na minha opinião  se tratava de uma clara provocação   para  que pudêssemos refletir sobre a coerência de nosso discurso  e  nossa prática.

   Muitas vezes conhecêssemos escolas ou até mesmo colegas que se dizem serem democráticos, que incentivam seus alunos a criarem e se expressarem,no entanto, a expressão só pode ocorrer se estiver dentro da linha de pensamento do professor ou da escola. Neste caso muitos professores acabam se frustando por não poderem colocar suas ideias em práticas,para os alunos a ausência de um espaço para se expressarem pode ocasionar   apatia ou indisciplina dentro de sala de aula.

     Precisamos diariamente refletir sobre a nossa prática, ter claros os nossos objetivos, para que não tenhamos uma postura autoritária disfarçada em algumas  práticas democráticas, como por exemplo, deixar os alunos escolherem um tema para um projeto mas induzi-los na escolha ou levar assuntos previamente separados.

     Ser democrático requer prática e consciência de nossas atitudes dentro e fora de sala de aula, como disse anteriormente é muito fácil nos deixarmos levar por atitudes autoritárias. Estar disposto a dividir o espaço de sala de aula com nossos alunos é difícil e por vezes assustador, pois nos perguntam ou falam sobre assuntos que nos pegam despreparados, mas se quisermos que haja uma mudança na sociedade precisamos iniciar por nossas salas de aula, tornando nossos alunos críticos ,mas principalmente capazes de defender seus pontos de vistas com argumentos sólidos.



     



    

Um comentário:

  1. Oinnnn! Adorei as tirinhas, Ana Cintia! Sim, queremos uma escola melhor e estamos fazendo a nossa parte. Não é verdade? Estamos estudando, nos colocando, escrevendo e formando opinião. Esse blog é exemplo disso! Nossas ações, dentro da escola com nossos colegas, nossos alunos e responsáveis pelos nossos alunos. Mas o que mais podemos fazer para mudar algo mais na Educação? O que? O que? O que? Escreve aí que fico por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2UFRGS - SI VII)

    ResponderExcluir