domingo, 17 de setembro de 2017

Direitos respeitados



   Estudando um pouco a respeito sobre como as pessoas com necessidades especiais foram e ainda são tratadas em nossas sociedades,assim como, a forma que o Movimento Político  das Pessoas com Deficiência  se organizou no Brasil ,nos leva a refletir o quanto ainda temos um longo caminho a percorrer no sentido de garantir o direito e a dignidade a todos que não se encaixam nos padrões que foram culturalmente construídos.

    Todos nós concordamos  que  o preconceito  deve ser combatido em nossa sociedade.No entanto quando vemos  que para fazer cumprir a lei é necessário muita luta e sofrimento, percebemos que infelizmente as pessoas não são tratadas da mesma forma.O desrespeitar as pessoas por serem diferentes nos mostra o quanto ainda temos que aprender sobre respeito.

    Se formos pensar somente no universo escolar, quantas leis existem mas ao mesmo tempo quantas são cumpridas? A lei 13146, que trata da inclusão,em seu capitulo IV normatiza o direito a educação nos diferentes níveis,entre seus artigos destaco o artigo  28. Este artigo incumbe o poder publico de assegurar,criar, desenvolver,implementar incentivar,acompanhar e avaliar o sistema de ensino inclusivo,por exemplo,a igualdade de condições  das pessoas portadoras de necessidades especiais a jogos,atividades recreativas [...] no sistema escolar (inciso XV), em outros incisos este artigo trata da formação de professores, a oferta de profissionais de apoio e de materiais, entre outros aspectos.

   As determinações acima apontadas,entre outras, visam o pleno desenvolvimento dos alunos com deficiências e sua permanência no ambiente escolar. Mas infelizmente o que vivenciamos nas maiorias das escolas ,são os profissionais sem nenhum apoio,assim como as famílias, as informações necessárias para se desenvolver um bom trabalho em muitos casos são custeadas pelo próprio profissional.Deste modo, a escola não está plenamente adequada para exercer seus compromissos com estes alunos.

    Apesar das leis garantem o acesso e a permanecia destes alunos na escola,contudo muitos não conseguem passar da primeira etapa, ou seja, diagnosticar seus filhos. As reivindicações dos portadores de necessidades especiais deve ser a mesma nossa,respeito as diferenças, no vídeo acima citado,uma frase fica para a reflexão não somete sobre o movimento de pessoas com necessidades especias mas de todas que por algum motivo sofrem com ao preconceito "[..] O ideal seria que a sociedade fosse um único movimento a favor de todas as pessoas."   




Nenhum comentário:

Postar um comentário