domingo, 10 de setembro de 2017

Conectados mas isolados?


    Nesta semana nos foi colocado como tema de discussão  a relação da comunicação e o ser humano na atualidade, para refletirmos sobre este tema,assistimos o vídeo, do historiador Leandro Karnal. que no decorrer de sua fala  registra algumas situações e modificações no comportamento da maioria da população frente ao avanço das redes sociais.
    Realmente não podemos comparar nossa geração com a atual, o mundo se modificou e consequentemente  as relações, sejam no, âmbito profissional ou pessoal. Atualmente todos nós estamos conectados ao mundo virtual, mesmo que nosso único contato seja por meio de aplicativos de celulares.
 Acredito que a grande questão que é clocada pelo o historiador reside na questão de apesar de estamos conectados  cada vez estamos mais solitários. Compartilho desta opinião o que vemos são pessoas expondo suas vidas na rede, onde aparentemente todos são felizes, estão fazendo alguma coisa supre interessante, em contrapartida fica a expectativas de quantas curtida teve a postagem , o que foi comentado, e principalmente o que está acontecendo que estou perdendo?  E como resposta a está pergunta perde-se muito tempo olhando a vida alheia, preocupando em acompanhar  um ritmo alucinante de informações.
  Penso que não se tata de banir as redes sociais, uma vez que estas fazem parte da nossas vidas, talvez seja como a utilizamos, uma vez ouvi uma frase em um filme que dizia "use o dinheiro, não se deixe ser usado por ele", e esta frase poderia ser bem aplicada em relação as redes sociais.
   Precisamos encontrar o equilíbrio,pois, estamos cada vez mais conectados, recebemos noticias de amigos e acontecimentos que muitas vezes estão até mesmo em outro continente, mas quanto tempo dispensamos para aquele amigo que mora na mesma rua? Estamos tão ocupados curtindo o mundo virtual, que esquecemos como  é  enriquecedor  sentar em uma cafeteria e trocar ideias com um velho amigo. Saber o que acontece ao nosso redor é importante, mas vivenciar as situações nos possibilita crescer, formar opiniões. 


     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário