domingo, 18 de junho de 2017
A construção da participação na educação
Muito se tem falado da participação da sociedade civil em todo as as esfera do país, seja ela incentivando uma maior engajamento político,seja incentivando iniciativas a través de organizações não governamentais. O fato que é que enquanto sociedade devemos não assumir o papel do estado em questões sociais , mas tomar posse de nossa posição de cidadão, ou seja, participar ativamente da vida de nosso pais.
Em relação a educação, este participação ainda é muito tímida, os pais não conseguem, em sua maioria, se perceberem parte de todo o processo educacional, não somente de seus filhos mas da sociedade em geral. Para muitos a participação resume-se a somente ir a na escola pegara as avaliações ou comparecer quando solicitado pelo professor de seu filho.
No entanto, devemos refletir que educação desejamos a todos,segundo o artigo 6º da Constituição Federal, a educação é um direito social isto implica que todos na sociedade devem zelar pela educação, é dever do Estado garantir todos na escola, mas também é dever da família e da sociedade, não somente garantir este acesso mas que todos tenham uma educação de qualidade.
Para que todos tenham aceso à educação e uma educação de qualidade é necessário que a comunidade se engaje no processo educacional do país. Se a educação é a chave para a transformação social, não poderá haver distinção entre a educação destinada a elite com conhecimento de todo patrimônio cultura, embasamento técnico, enquanto para os filhos da camadas mais populares a educação se resume a somente ao básico, uma preparação ao mundo do trabalho. Deste modo a educação estará sendo transformadora ou reafirmando o status quo?
Neste sentido se faz necessário, que os pais se conscientizem da importância dos conselho, tanto o escolar, como de educação na função não somente de normatizar, como de fiscalizar as diretrizes da educação tanto na esfera escolar como estadual/municipal. O conselho escolar é um órgão de suma importância dentro da escola, através dele se pode não somente garantir que o PPP que coletivamente foi construído está sendo desenvolvido, como participar das decisões que envolvem a escola do filho como um espaço social em que os saberes não somente os formais como os individuais são considerados para a formação do aluno tornando -o capaz de transformar sua realidade social, sendo um sujeito crítica consciente de seus direitos e deveres.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário