domingo, 10 de julho de 2016

Festa Junina

  Ontem como culminância de quinze dias de atividades realizadas no formato de gincana,  ocorreu em minha escola a Festa Junina. Durante o período que antecedeu a festa, os alunos foram motivados a participarem de várias provas que incluíam desde trazer doações para a escola até prova práticas envolvendo conhecimentos e atividades físicas.
    A gincana junina e a expectativa da festa, movimentaram a nossa escola,principalmente, as provas físicas. E na realização destas pude, novamente constatar como nossas crianças precisam realizar não somente as atividades esportivas como exercitar o brincar.Brincadeiras simples como fazer uma batalha de bolinhas em que  deveriam  pegar a bolinha e jogá-la novamente para o campo adversário era quase uma missão impossível para alguns alunos.
    Diante desta observação, fica pra mim mais evidente a necessidade de continuar trabalhando com jogos e brincadeira com meus alunos. Estas atividades além de prazerosa para as crianças, me permitem trabalhar conceitos que de outra forma seriam desinteressantes e teriam pouco alcance, como por exemplo, a honestidade necessária quando se está jogando. 
      Apresentei, em forma de roda, com minhas turmas a  música Escravos  de Jó. Eles gostaram muito não somente de dançar como de fazer a brincadeira com os copos, que em um primeiro momento foi bem complicado,porque eles passavam o copo muito rápido, como se fosse ser penalizado que estivesse com o copo. Mas depois de alguns copos estraçalhados,pois fiz com copos descartáveis, conseguiram realizar a atividade inclusive sem a música. Já estamos juntando copos mais resistentes para que possamos fazer esta e outras brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário