Os clássicos contos de fadas com suas histórias cheias de magia,cavaleiros e reinos distantes onde princesas em perigo aguardavam pacientemente que seu príncipe viesse resgata-las povoaram nossa infância e pelo menos no meu caso, a infância dos meus filhos também.Lembro que minhas filhas ficavam apavoradas e ao mesmo tempo encantadas com a cena da bruxa fugindo na chuva dos setes anões.
No entanto, nos últimos tempo os contos de fadas tornaram -se alvo do politicamente correto e seus enredos começaram não somente a ser questionados como tiveram algumas adaptações que segundo Ana Maria Machado, eram resultado da "arrogância e ignorância " por parte daqueles que que desconheciam que no mundo da literatura "não se lê literalmente".
A autoria dos contos de fadas não é conhecida uma vez que sendo,segundo alguns historiadores, obra de artistas populares e por um longo período não haviam registros escritos desta histórias,ou seja, cada pessoa que contava colocava mais um elemento na história. Mas muitos destes contos estão relacionados com a passagem da idade infantis para a fazer adulta e todas as inquietações desta fase.
Certamente muitas coisas mudaram em termos sociais e principalmente em relação ao papel da mulher na sociedade atual.Mas isto não significa que os contos tornaram-se ultrapassado e desatualizados, a esperança de que apesar das coisas não estarem saindo conforme o planejado não significa que está tudo perdido. Se hoje a mulher não espera que um príncipe venha salvá-la, nossas crianças muitas vezes não tem sido poupadas de fatos que anida não possuem maturidade para compreender.Isto não significa criar as crianças num mundo de fantasia e magias mas sim, levá- los a outro universo ,fazendo que possam ver mais que as circunstâncias,pois como segundo Ana Maria Machado,
"Essas histórias sempre funcionam como uma válvula de escape para as aflições da alma infantil e permitiram que as crianças pudessem vivenciar seus problemas psicológicos de modo simbólico,saindo mais felizes dessa experiência."
Atualmente muitos autores tem se inspirado nos contos de fadas para trazer para o universo infantil outras questões que também tem sido pertinentes nestes novos tempos,nestas histórias as princesas buscam soluções para seus problemas,enfrentam e dominam o medo e questionam o papel que lé destinado a elas socialmente.Pois novas questionamentos vão surgindo,outras barreira precisam ser derrubadas.
Portanto, podemos e devemos trabalhar com os clássicos contos de fadas e paralelamente utilizar estas novas versões, o lúdico e a literatura devem permear nossas aulas, através de filmes, do contato com os livros e até mesmo com a música como demonstrou a professora Ivany ao trabalhar conosco a cantiga A linda Rosa Juvenil. Confesso que nunca tinha visto esta cantiga como uma narrativa literária, a experiência foi muito interessante.
As imagens abaixo mostram o universo dos personagens dos contos de fadas, a esquerda os clássicos como Branca de Neve, Cinderela. A direita uma representante das novas princesas Merida, que não se conforma com o destino reservado a ela pelas tradições e busca mudar seu destino.
Referência: MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo: Encantos para sempre.