A escola é um espaço social muito diversificado,não somente por nele conviverem pessoas com hábitos e culturas diferentes como também pelos múltiplos conhecimentos que nela são construídos.
Em termos de socialização é na escola que a criança vai se constituindo enquanto cidadã,pois, na esfera familiar vão sendo formados algumas questões morais e culturais enquanto na escola outros valores são agregados aos familiares. Paralelo a isto, a escola ainda tem sob sua responsabilidade a formação acadêmica destas crianças.
A questão do brincar na escola é muito importante,o lúdico deve estar presente não somente na educação infantil mas em todos os anos da vida escolar das crianças. O jogo e a brincadeira são meios para que o aluno possa formular hipóteses e construir seu conhecimento, mas também é um momento de socializar com seus colegas e professores.
Quando professores e alunos brincam juntos estabelecem um laço afetivo que auxilia na sala de aula abre-se um canal de comunicação em que o aluno reconhece no professor alguém que está ali para auxilia-lo em seu aprendizado.
Ao trabalhar com jogos na escola o aprendizagem que resulta das conclusões que as crianças formulam são cheios de significados e portanto não somente eles aprendem como conseguem ver sua aplicabilidade em sua vida.
Quando trabalhamos com jogos,música e brincadeiras precisamos estar preparadas não somente para o barulho e a movimentação que isto provoca em nossa sala como também para os olhares de reprovação vindos dos pais e colegas.Mas agitação da aula é resultado da efervescência das crianças ao discutirem como solucionar um enigma, ou um dilema proposto em um jogo.As divergências que podem surgir também são um momento de aprendizado,a construção das regras, os questionamentos e o senso de justiça são colocados à prova durante os jogos,como resolver estas questões? O professor atua como mediador, provocando a reflexão das crianças para que elas encontrem uma solução para a discussão. De acordo com Collares,2008,p.5 "Apenas em situações em que o grupo não consegue gerenciar os conflitos é que o adulto é solicitado a intervir."
O brincar na escola é cheio de significado,há os momentos do brincar pelo brincar e mesmo nestes momentos a conhecimento está sendo construído,é o esperar na fila para brincar,é o equilíbrio no pular corda, o respeitar as regras do esconde-esconde.Em outros o jogo tem um caráter pedagógico,um conhecimento que está sendo construído em um jogo de cartas,por exemplo.
Referência bibliográfica:
COLLARES,Darli.O jogo no cotidiano da escola: uma forma de ser e estar na vida. Projeto-Revista de Educação: o jogo na sala de aula. Porto Alegre:Projeto,v.8,n.10,out.2008