domingo, 31 de maio de 2015

Enfoque globalizador

 " Ensinar não é transferir conhecimento,mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção." Paulo Freire
 
Vivemos em uma sociedade globalizada,onde informações e acontecimentos chegam com uma velocidade assustadora, informações são despejadas pela mídia que apesar de serem de suscitas necessitam serem analisadas.E nesta era de globalizações a escola ainda permanece com informações compartimentalizadas,formando alunos que possuem dificuldades de aplicar seu conhecimento acadêmico  de maneira prática e de solucionar situações que fogem do que foi passado pela escola.
Como resposta a esta situação,escolas tem mudado seus métodos de ensino,de uma maneira mais globalizada os conteúdos deixam de ser o foco,pois serão um meio para solucionar situações de sua vida cotidiana,"o objetivo direto não é o aprender esses conteúdos disciplinares,mas alcançar o objetivo de conhecimento..."Zabala. Aprender a aprender.
Neste processo a aprendizagem passa a ter significado,o educando através dos métodos globalizados assume uma maior autonomia no processo de aprendizagem e o educador aprende ensinando,atento aos interesses e as suas contribuições, baseando suas práticas em alguns questionamentos: O que ensinar? O que devem aprender?Como deve ser? A avaliação e autoavaliação atuam como uma prática reflexiva de todo este processo.

domingo, 24 de maio de 2015

Um olhar sobre a educação moderna so século XXI

As escolas mantém a mesma estrutura ao longo dos temos,apesar da sociedade neste mesmo período e principalmente nestas últimas décadas ter passado por muitas mudanças estas que estão atingindo um ritmo cada vez mais acelerado.A escola portanto encontra-se em descompasso com esta sociedade,de acordo com Missio" E estes desencontros a escola com a sociedade está interferindo intensamente nas relações dentro e fora dela".
Com a modernidade a razão passa a reger a sociedade e as ações sendo norteadas principalmente pela razão dificultam o olhar sobre o outro.O filme Quanto vale ou é por quilo? aborda esta temática ao mostrar as ONGS como empresas que antes de terem uma ação solidária estão mais preocupadas em arrecadar fundos para a manutenção de seus funcionários.
Em um mundo globalizado as informações tem sido difundidas de uma maneira muito rápida,quase instantâneas e as escolas continuam  com os mesmos conteúdos  e maneiras de ensiná-los.Ou seja, assuntos descolados da realidade e do interesse do aluno que resultam em um desinteresse deste aluno que não consegue entender onde pode aplicar o que está aprendendo.
E neste contexto mídia é responsável por passar informações de maneira suscita e rápidas diminuindo a percepção do que realmente está ocorrendo,colaborando desta forma com a ordem vigente.Novos valores são passados e um novo ideal de felicidade surge através das propagandas,o que está na moda desponta como um ideal de vida, o  filme Quanto vale ou é por quilo?  exemplifica  esta realidade onde  para ser "feliz" como aquele artista, ser reconhecido enquanto cidadão com direitos  procuro me moldar a ordem vigente  colaborando mesmo de que maneira inconsciente, para  a manutenção do sistema,ou seja,não    luto por mudanças e sim para ser aceito e usufruir de uma  situação com privilégios.
A escola deveria atuar como mediadora entre o aluno e as informações que ele recebe da mídia, segundo Certeau,"... hoje a escola pode exercer um lugar de controle onde se aprende a utilizar as informações recebidas fora da escola." Desta forma socializando as informações e refletindo criticamente sobre elas é  possível uma mudança nos conteúdos que são trabalhados na escola o que refletiria na formação deste aluno enquanto membro desta sociedade.

Projeto Político Pedagógico

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988." A educação,direito de todos e dever do Estado,será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,visando o pleno desenvolvimento da pessoa,seu processo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." Tendo por base este documento o Projeto Político Pedagógico( PPP)  deve através da participação de toda comunidade escolar,ser construído levando em consideração as diferentes culturas que convivem em um ambiente social tão diversificado quanto a escola.
   A educação e o professor tem como função primordial conscientizar seu educando para as diferenças sejam elas econômicas, religiosas, de gênero,... construindo um visão social em que  o outro  e sua cultura possuem apesar da diferença  de igual valor  estabelecendo uma convivência democrática. Infelizmente muitas vezes esse processo não ocorre, e a escola reproduz não somente o sistema vigente, como apresenta  outras cultura sob a ótica etnocentrica  onde  as demais devem ser assimiladas para que então aquele determinado grupo possa fazer parte da sociedade  tida como "ideal", observando logicamente, o papel destinados a eles pelas classes dominantes.
  Uma vez que culturalmente não somos estáticos,em sua construção o PPP deve refletir a comunidade em que está inserida e sendo um documento que não é fechado em si mesmo, possibilita que a escola abra espaço para o debate e  o altere quando não refletir ou atender as demandas da comunidade,para que isto ocorra é necessário incluir projetos que estabeleçam  uma articulação entre escola e o seu entorno.
O PPP de uma escola diz muito sobre o tipo de cidadão que deseja formar e que impacto suas ações terão na sociedade.

domingo, 17 de maio de 2015

Cinema: retatos da sociedade

Os diretores tem através de seus filmes levado os espectadores  a pararem e refletirem não somente sobre a sociedade em que vivemos ou teremos como também sobre fatos  que marcaram um período histórico.Os filmes Macunaíma de 1969 e Machuca de 2004 são exemplos de como através de histórias elementos de discussões e reflexos podem ser elencados.
No filme Macunaíma, retrata  a chegada de nordestinos que vindos em caminhões paus de arara tentam a vida nas grandes cidade e terminam em situações de exploração e miséria, assim como, do preconceito racial. A sociedade impõem um padrão,e todos aqueles que não se encaixam ficam marginalizados  e muitos buscam  alguma maneira para que possam ter este padrão almejado  e assim serem aceitos pela sociedade  passado a ter uma vida melhor.
Machuca é um filme chileno que retrata através da amizade de dois meninos de origem social diferente os últimos meses do governo Allende antes do golpe militar que mergulhou o país em uma das mais violentas ditaduras latino americanas. O filme mostra a escola como um espaço que pode ser tanto a chave da mudança como um aparelho reprodutor do sistema vigente. A figura do padre procurando incluir jovens de oriundos de classes trabalhadoras em uma escola tradicional  e trabalhando com estes para aprendam a respeitar -se apesar de suas diferenças demonstra o papel do educador enquanto agente de transformação.Por outro lado a resistência de alguns pais em relação a esta integração revela como algumas medidas sociais mexem com aqueles que não querem perder seus privilégios em prol do  bem comum

sábado, 16 de maio de 2015

Escola e sociedade

'Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos,com os saberes e os poderes que eles trazem consigo. Michel Foucault


O Brasil tem em sua formação a contribuição vários grupos étnicos e culturais,mas o que vivenciamos ao longo dos tempos é a marginalização destes grupos. Se atualmente não há o uso da violência para sufocar as manifestações dos grupo sociais marginalizados, as representações destes, sido retratadas de forma esteriotipada ," A nossa formação histórica está marcada pela eliminação física  do "outro" ou por sua escravização (...) Os processos de negação do "outro" também se dão no plano das representações e no imaginário social." Candau, pg.126
  Na tentativa de promover uma padronização, a cultura  dominante "assimila"   esta cultura diferente sufocando-a. A escola  enquanto espaço social  reproduz estes processos de exclusão, vitimizando estes grupos sociais   e os  apresentando com  um caráter pitoresco, descolado do contexto e de uma maneira pontual ( dia do índio,consciência negra). " Na escola esta visão reducionista se evidencia pelo entendimento do multiculturalismo como apenas a inclusão de contribuições de diferentes grupos étnicos no currículo, ou a redução do preconceito ou a celebração de festas relacionadas às diferentes culturas". Candau, pg. 134
Segundo Alberto Noé," a sociedade não se reproduz apenas no aspecto econômico, mas em todos os níveis" neste sentido a escola  assume o papel de reproduzir a ordem social vigente, em um sistema que direciona cada individuo para seu papel dentro da sociedade. Dentro desta visão a avaliação tem um papel punitivo,onde de acordo com os resultados quantitativos se determina o futuro dos alunos, estabelecendo a margem em que eles devem se mover." Neste sentido,os processos avaliativos ocupam um lugar privilegiado,enfatizavam-se seus aspectos de disciplinadores e de controle (...)" Candau, pg. 140
No entanto assim como a escola reproduz a cultura vigente também atua como um espaço modificador da sociedade, promovendo debates de ideias e valorizando a cultura da comunidade na qual está inserida.
Assim sendo, as atividades extras classes atuam como um importante  elo entre a cultura de escola e da comunidade. E neste processo torna-se muito importante o refletir na sala de aula, em todas as disciplinas,  os acontecimentos da comunidade e da sociedade em geral, para que os alunos possam interpretá-los e de maneira autônoma consigam se posicionar frente aos fatos.

sábado, 2 de maio de 2015

Portifólio

Relendo  texto sobre Portifólio comecei a refletir sobre sua importância,até então devo confessar que montar um Portifólio nada mais era que reunir algumas atividades que eu considerava significativas. No entanto, o grande diferencial dessa nova forma de avaliação é o registro  do aluno  sobre ele considera importante no seu processo de aprendizagem, que relações consegue estabelecer,os avanços  e pontos que precisam serem revistos.Neste sentido a  auto avaliação torna o aluno consciente de sua caminhada, e paralelo com as intervenções do professores promove um diálogo que favorece o seu crescimento acadêmico.
Registrar  as estratégias elaboradas  para a solução de uma atividade, as dificuldades, as dúvidas demonstram quão ativo é a aprendizagem e registrar ao longo do tempo mostra o progresso que todos conseguem, mas, que em uma avaliação tradicional poderia passar despercebida. Através do Portifólio é possível analisar os avanços, a caminhada de cada aluno.Uma avaliação realmente individual e principalmente qualitativa.