Quando pensamos na alfabetização de jovens e adultos é necessário ter consciência do método que será utilizado e principalmente ternos apropriado de fato de todos as teorias que irão embasar a nossas prática, para que nossa esta não esteja descolada da teoria que dizemos estar aplicando.
O embasamento teórico condizente com a prática ao lado das precárias condições materiais, segundo Hara, são desafios que todo educador que jovens e adultos enfrentam para que possa desenvolver um trabalho efetivo não somente de alfabetização como de conscientização.
Outro desafio refere-se aos próprios educandos e a situação econômica em que vivem. Se em um primeiro momento por circunstâncias econômicas tiveram que abandonar a escola ou então nem puderam frequentar os bancos escolares,quando retornam ao ambiente escolar precisam enfrentar o cansaço, a vergonha de estar na escola fora da idade e todo o custo que envolve esse retorno, portanto, em momentos de crise econômica os gastos com a escola acabam por pesar no orçamento doméstico e muitas vezes novamente deixam de frequentar a escola.
Se por um lado as condições econômicas impedem que os alunos permaneçam na escola, a falta de preparo em muitos casos dificultam encontrar um novo emprego ou conseguir uma promoção que consequentemente melhorará as condições de vida este aluno.
Esta incoerência é mais uma das faces das desigualdades que existentes em nosso país, onde se você não tem formação não consegue emprego, mas se busca um aperfeiçoamento este pesa de tal maneia no orçamento que é necessário em certo momento escolher entre pagar uma conta ou passagem de ônibus para a escola.
Referência: HARA, Regina. Alfabetização de adultos:ainda um desafio. 3 ed.-são Paulo: CEDI, 1992 Disponível no ambiente virtual Moodle https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51550
Nenhum comentário:
Postar um comentário