domingo, 31 de março de 2019

O papel da tecnologia na escola.


     Nesta postagem pretendo retomar alguns questionamentos feitos em uma antiga postagem, no qual falo sobre as inovações tecnológicas e sua utilização em sala de aula.
a postagem foi feita há um ano,e pelo menos em minha escola pouco mudou o cenário atrevo-me a dizer que até pioraram , uma vez que, desde de outubro de 2.018 estamos sem internet disponível na escola. 
     O fato de estarmos sem internet  não impossibilitou que realizasse minhas atividades,no entanto, retiraram delas a independência de poder pesquisar caso surgissem alguma duvidas que não estavam contempladas no pen drive que havia levado. Esta situação leva a refletir até quando a escola estará em descompasso com o mundo em que nossos alunos estão imersos?
     Outro ponto,que precisa ser pensado,muitas vezes,a escola ou até mesmo o governo investem em novas tecnologias,mas não são fornecidas ao professor ou as escolas  condições de sua aplicabilidade. por exemplo, temos disponível , a lousa digital  equipamento caro e altamente útil para a melhoria de nossa aulas, contudo, além de não dispormos de internet  não foi ofertado um curso para que possamos utilizar corretamente equipamento.
    Diante disto, o professor ainda precisa utilizá-se de meios próprios para qualificar suas aulas, utilizando de seu celular, elaborando jogos com materiais reciclados. As tecnologias que temos nas escolas públicas gauchas são praticamente as mesmas que eram utilizadas em outros seculos, quadro giz, e folhas as únicas alterações foram que trocamos o giz pela caneta de quadro, as folhas mimeografadas pelas xerocadas, e mesmo assim, em muitas escolas estes itens anteriormente citados, ainda não fazem parte de seu cotidiano escolar.
     Portanto, o papel da tecnologia nas escola ainda se concentram em velhas novidades como anteriormente citado, e este descaso com investimentos efetivos em tecnologias  demonstram o descaso dos governos com a educação.