Quando falamos em tecnologia a primeira coisa que pensamos é no computador,tablets,no entanto tecnologia é tudo que o homem criou para resolver problemas do cotidiano.
Se pensarmos na escola como as tecnologias foram sendo acrescentado criando praticidades tanto para o professor quanto para os alunos. A invenção do caderno e do lápis de escrever coisa tão simples e até mesmo substituíveis nos dias atuais devem ter sido motivo de grande alegria e alivio para as salas de aula . Lembro que meu pai contava que para escrever eles utilizavam carvão e um papel bem fininho, e como era trabalhoso escrever nele por que poderia rasgar a qualquer momento, somente muito tempo depois passou a utilizar um caderno.
Muitas das coisas que utilizamos atualmente são tão corriqueiras que não paramos para pensar sobre que impacto tiveram na vida das pessoas daquela época. Pensando na minha época de estudante como era ansiosamente esperada aquelas aulas cujos professores utilizavam retroprojetor para explicar a matéria, a simples projeção da lâmina tornava a aula mais interessante e consequentemente prestávamos mais atenção nas explicações.
Atualmente as inovações tem acontecido de maneira muita mais rápida, infelizmente a escola ainda está em descompasso com tantas novidades tecnológicas, a maioria das escolas não possuem laboratório de informática ou acesso a internet. Mas o grande desafio da escola na questão do uso de novas tecnologia é como num cenário como estes levar estes inovações para a sala de aula, uma das alternativas é a utilização dos celulares não somente para pesquisas como para registro de atividades ou de na criação de entrevistas, por exemplo.
Mais importante que escolas equipadas para receber estas novas tecnologias, o professor precisa se apropriar delas de maneira que possa utiliza´-las como mais uma ferramenta para a construção do conhecimento de seus alunos, pois toda atividade realizada em sala para atingir seus objetivos precisa de um conhecimento por parte de quem a utilize.

Nenhum comentário:
Postar um comentário