domingo, 8 de abril de 2018

Direito negado



        O Brasil ainda possui um elevado número de analfabetismo,podemos pensar em alguns motivos para que o Brasil apresente estes índices. Muitos jovens tiveram que abandonar a escola para auxiliar no sustento de suas famílias, outros a escola  não estava preparada para trabalhar com jovens que apresentavam problemas de disciplina ou de aprendizagem.
         Atualmente, por lei toda criança deve frequentar a escola, esta obrigatoriedade estende-se até os 17 anos, no entanto,  o direito a escola continua sendo negado devido as desigualdades sociais. Muitas crianças acabam não frequentando a escola devido  a fatores como desestrutura familiar, a violência no entorno da escola que obriga famílias inteiras a terem que abandonar suas casa, quando adolescente o desejo de adquirir os produtos da moda leva alguns jovens ao mercado de trabalho, com o passar do tempo a difícil rotina de conciliar trabalho e estudo leva este jovem  a abandonar a escola.

           Contudo o mercado de trabalho  e nossa vida diária exige que tenhamos o domínio da leitura e da escrita, desta forma  quando um adulto ou um jovem volta ao banco escolar busca mais que aprender a ler e escrever, existe um desejo de se inserir na sociedade, de ter autonomia. Ter acesso a educação é um direto de todos, não frequentar a escola ou poder concluir seus estudos mais que negar o acesso a todo o conhecimento socialmente produzido é um a violação dos direitos humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário