domingo, 2 de julho de 2017

Pensando a Educação Infantil


       A resolução CNE n. 5 de dezembro de 2009 institui novas diretrizes para a Educação Infantil, sendo esta, uma etapa de grande  importância para o desenvolvimento  das crianças. A resolução desta forma, normatiza etapa etapa da Educação Básica ressaltando suas  especificidades.

     A Educação Infantil seja ela oferecida em creches ou em pré-escola é fundamental par o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, pois, os estímulos recebidos nestes locais são diferentes daqueles que em casa são oferecidos.

     A grande questão é como propiciar este desenvolvimento, como por exemplo, o currículo deve ser uma adequação do ensino fundamental? Mas, em um ponto não  há divergências o lúdico deve ser ponto principal, desta forma todas as aprendizagem  são frutos da experimentação e das brincadeiras.

      A  avaliação deve ser um relatório individual, pois, cada criança é um individuo e deste modo o portfólio deve registrar cada um de seus  avanços.Sendo estes  significativos, não há como uma criança ser impedida de cursar o primeiro ano por não ter atingido um padrão idealizado por professores ou pais.

    Deixo como sugestão para um maior aprofundamento este vídeo da professora Zilma de Oliveira, que ressalta não somente a importância da Educação Infantil para a vida escolar e social da criança, assim como, o retorno dos investimentos financeiros por parte dos governos.


Vídeo: Primeira Infância: professora Zilma de Oliveira


https://www.youtube.com/watch?v=c6zCW-CBf5g



         

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário