domingo, 11 de dezembro de 2016

Museu, um mundo fascinante

  Visitar um museu é um experiência fascinante,pois, existe toda uma atmosfera de encantamento relacionado com a memória de nosso estado ou país,assim como, com a nossa quando nos deparamos com um objeto que pertenceu a nossa infância.Ao nos depararmos com estes objetos, vem a nossa memória imagens às vezes fragmentadas outras são tão claras que temos a impressão que elas ocorreram no dia anterior.
  Além destes objetos de memória, os museus nos colocam em contato com o que está sendo produzido em termos de arte no cenário nacional e internacional,assim como, com produções artísticas que representam outras épocas e trazem consigo memórias deste período.
  Já levei algumas vezes alunos a museus e eles se encantam com tudo que veem, entrar em contato seja com objetos antigos ou obras de arte desperta neles uma curiosidade a respeito de como as pessoas que utilizavam aqueles objetos viviam, qual era sua funcionalidade e alguns até reconhecem, conforme  o que está exposto, como similares o que viram em fotos de família.
     No que se refere as obras de arte, elas impactam as crianças de formas diferentes. Uma vez fui com meus alunos na Bienal, em frente a uma tela meu aluno fala: - Ai, sora! O Andrey desenha bem melhor que isto! Confesso que ele não estava totalmente errado,no entanto, quando levamos nossos alunos a uma exposição de arte estamos trabalhando a questão de padrões, o que é belo pra mim não o é necessariamente para o outro, que arte é uma questão de apreciação, não tem como se quantificar uma obra que traz consigo muitos significados.
     Nesta semana em virtude da atividade de Estudos Sociais visitei o Santander Cultural e não tem como não se encantar com tamanha beleza, que inicia com a imponência do prédio, passa pelos vitrais e a a arquitetura interna e termina com elementos simplesmente encantadores como o café dentro do cofre( fechado no momento), o cinema também dentro de um cofre e o que pra mim foi uma descoberta maravilhosa, Os espetáculos de músicas que ocorrem  no Santander são realizados acima dos vitrais,ou seja há toda uma atmosfera de encantamento. Paralelo aos encantos do prédio,ainda existem as exposições sempre muito bem organizadas, no momento está ocorrendo uma exposição sobre Simões Lopes Neto e no cinema festival Steven Spielberg que valem muito a pena serem vistas.
                                

  Árvore de Natal em frente ao museu











Fachada do prédio









Espaço para shows musicais














Nenhum comentário:

Postar um comentário