O ser humano se utiliza de inúmeros meios para expressar seus sentimentos e ideias.Alguns utilizam-se da escrita para produzir belas histórias ou suscitar questionamentos sociais ou pessoais.Outros se expressam através de pinturas ou instalações.
Mas no meu ponto de vista a voz é um meio democrático de expressão.Quantas vezes falamos com uma pessoa ao telefone e mesmo sem ver seu rosto podemos imaginar como ela está se sentindo? Mas pouco refletimos sobre o seu papel na manifestação de nossos
pensamentos ou emoções.
pensamentos ou emoções.
Através da música os sentimentos afloram de forma mais natural e às vezes inconscientemente.Particularmente a música,assim como o perfume, é capaz de me transportar para uma época,reviver sentimentos. Ouvir Oceano, na voz de Djavan me remete muito especial de minha vida.Assim como,não consigo ficar impassível ao ouvir Leon Gieco cantando La Memoria.
Trabalhar com música,exceto as infantis,em sala de aula não é uma prática habitual para mim.Mas interessante pensando sobre este assunto agora, que as experiências que tive envolvendo outros gêneros musicais em aula foram muito satisfatórias, já trabalhei Bossa Nova e em um ano quando estudávamos sobre os movimentos da Terra levei para os alunos escutarem As quatro estações de Vivaldi, lógico que não morreram de amores mas também não detestaram e,principalmente, conseguiram através da música perceber o que o compositor queria dizer sobre cada estação do ano.
Penso que muitas vezes acabamos nos acomodando trabalhando as mesmas músicas, da mesma maneira, e esquecemos que temos o dever de mostrar outras formas de ver e sentir o mundo. Neste sentido a interdisciplina de música será muito proveitosa, iremos rever conceitos e principalmente, pelo que tivemos na primeira aula, alguns preconceito serão derrubados. Vamos cantar sem medo ou culpa!
"Depois do silêncio,o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música"
Aldous Huxley