sábado, 19 de março de 2016

Repensando conceitos

                  
      O inicio do ano acadêmico foi marcado pelo reencontro com as colegas,tutoras e professores em um agradável  piquenique.E após este evento retomamos nossa rotina de trabalhos.
 Como primeira atividade, foi solicitado que  retomássemos nossas postagens, refletindo sobre elas,  selecionando uma que considerássemos adequada e outra que deveria ser  reescrita de maneira que esteja de acordo com um texto acadêmico.
    Entre minhas postagens escolhi  o texto Aprendizagens significativas,postada em 01/11/15,por considerar que não atende aos pré requisitos de um texto acadêmico,como, evidência e argumentação.


                         Aprendizagem  significativas


   Um dos traços que caracteriza nossos alunos é a curiosidade.Para saber ou aprofundar-se  a respeito de um tema que lhes desperta interesse,muitas vezes, não esperam que o professor lhe traga a informação.Através da internet fazem suas pesquisas e elaboram conceitos.
  No entanto,em alguns casos,parece haver um descompasso entre a curiosidade desse aluno  e os conteúdos que professores apresentam em suas aulas,acarretando não somente no desinteresse do educando como dificultando o aprendizado deste. Uma vez que, conteúdos que não possuem nenhuma relação com o educando ou sua realidade,perdendo o seu significado. 
  No processo de alfabetização não há como ignorar as hipóteses que as crianças trazem para sala de aula a respeito principalmente da escrita. Dessa forma  trabalhar com assuntos que são de interesse das crianças colaboram  para a apropriação do processo de escrita e leitura das palavras.Uma vez que partindo do conhecimento prévio das crianças, a construção do conhecimento vai ocorrer em  decorrência das provocações feitas pelo professor ou colegas de grupo  em relação a ideia inicial sobre a produção escrita da criança.
   Tendo por base esta  construção, a criança,  consegue criar novas hipóteses sobre outros assuntos que estão ligados as primeiras hipóteses, aumentando seu vocabulário e compreendendo a função social da escrita e  da leitura. uma vez que todo o seu processo de apropriação da leitura e escrita está repleto de significado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário