Há dois anos os alunos da minha escola ganharam computadores portáteis para trabalhar em sala de aula.A chegada, destes equipamentos, criou uma grande expectativa dentro da comunidade escolar. Os professores receosos em relação a maneira que utilizariam os nets em aula e os alunos ansiosos em poder jogar e navegar na internet na escola.
No entanto, a prática apontou alguns pontos que não haviam sido cogitados,apesar de, dominarem a tecnologia a maioria dos alunos não sabiam digitar um texto, fazer uma tabela.Por outro lado, muitos professores conseguiram perceber que utilizando-se desta tecnologia poderiam trabalhar de uma maneira diferente, sanando dificuldades que os alunos possuíam,como por exemplo a produção textual. Infelizmente, atualmente, muitos destes nets estão estragados pelo mau uso dos alunos, que levavam o equipamento para casa.
O descompasso,em termos do uso da tecnologia, entre a escola e a realidade existente fora de seus muros há muito vem sendo discutido. Pois, não podemos desconsiderar que nossos alunos se utilizam da tecnologia em seu cotidiano, mas, como relatei acima precisam utiliza´-la como mais uma ferramneta em seu processo de aprendizagem. Neste sentido ALMEIDA 2014, afirma "(...) utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas."
Quando falamos em tecnologia pensamos logo em computadores, utilização da internet para pequisa,mas muitas vezes estes recursos não estão disponíveis em nossas escolas. Então por que não utilizar o telefone celular não presente na vida de nossos alunos? Muitos professores tem utilizado desta tecnologia para fazer videos, pesquisas, no lugar da proibição transformar o celular em aliado para que as aulas sejam mais instigantes para nossos alunos.
Referências: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconci. A tecnologia precisa estar presente na escola.Educar para crescer.2014. Texto de Elisângela Fernandes. Disponível em http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-na-escola-618016.shtml acesso em 11/09/16.
Imagem disponível em: https://bibliopedagogia.wordpress.com/2016/03/06/tecnologia-na-sala-de-aula/ acesso em 11/9/16
Nenhum comentário:
Postar um comentário