domingo, 20 de maio de 2018

Desafios na alfabetização de adultos

 Quando pensamos na alfabetização de jovens e adultos é necessário ter consciência do método que será  utilizado  e principalmente  ternos apropriado de fato de todos as teorias que irão embasar a nossas prática, para que nossa esta não esteja descolada da teoria que dizemos estar aplicando.
  O embasamento teórico condizente com a prática ao lado das precárias condições materiais, segundo Hara, são desafios que todo educador que jovens e adultos enfrentam para que possa desenvolver um trabalho efetivo não somente de alfabetização como de conscientização.
   Outro desafio refere-se aos próprios educandos e a situação econômica em que vivem. Se em um primeiro momento por circunstâncias econômicas tiveram que abandonar a escola ou então nem puderam frequentar os bancos escolares,quando retornam ao ambiente escolar precisam enfrentar o cansaço, a vergonha de estar na escola fora da idade e todo o custo que envolve esse retorno, portanto, em momentos de crise econômica os gastos com a escola acabam por pesar no orçamento doméstico e muitas vezes novamente deixam de frequentar a escola.
   Se por um lado as condições econômicas impedem que os alunos permaneçam na escola, a falta de preparo em muitos casos dificultam  encontrar um novo emprego ou conseguir uma promoção que consequentemente melhorará as condições de vida este aluno.
   Esta incoerência é mais uma das faces das desigualdades que existentes em nosso país, onde se você não tem formação não consegue emprego, mas se busca um aperfeiçoamento este pesa de tal maneia no orçamento que é necessário em certo momento escolher entre pagar uma conta ou passagem de ônibus para a escola. 



Referência: HARA, Regina. Alfabetização de adultos:ainda um desafio. 3 ed.-são Paulo: CEDI, 1992 Disponível no ambiente virtual Moodle https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51550

domingo, 13 de maio de 2018

O lúdico e a linguagem


             A linguagem seja ela verbal ou corporal possibilita que possamos interagir com o mundo que nos cerca, através dela podemos muitas vezes de forma inconsciente expressar nossos pensamentos e emoções, como acontece  através da linguagem corporal.
             No espaço escolar realizamos atividades que desenvolvem a aquisição das normas da linguagem, também na escola através da interação com adultos e com os colegas as crianças desenvolvem outros tipos de linguagens.
           Mas quando trabalhamos com nossos alunos um jogo ou uma cantiga de roda viabilizamos que a aprendizagem ocorra de forma mais prazerosa.Através do jogo as crianças interagem entre elas muitas vezes estabelecendo estratégias para solucionar um desafio ou vencer a disputa, esta interação entre os pares que se utilizam da mesma linguagem possibilita que a aprendizagem .
           Da mesma forma ocorre com as cantigas de rodas em que a criança ao fazer os gestos representa um objeto que não existe  naquele momento, a interação entre o colegas permite explorar não somente o imaginário mas trabalhar tanto a linguagem corporal como a verbal. Através da musica a criança entre em contato com elementos de outras culturas assim como, agrega ao seu repertório outras palavras que não são costumeiras no seu cotidiano.
           Deixo como sugestão o vídeo do professor Adrian Montoya , que fala sobre a relação da linguagem e o pensamento segundo Piaget.


          

domingo, 6 de maio de 2018

Inovações na escola



   Ser professor exige que estejamos sempre em movimento,ou seja, sempre nos atualizando atentos não somente ao que acontece no mundo da educação mas principalmente no mundo de nossos alunos.
  É muito importante, no entanto, que o conhecimento que adquirimos seja em cursos ou na academia sejam aplicados em nossa prática em sala de aula, nossas ações precisam não somente de planejamento com ter um embasamento teórico.
  Muito se tem falado que a escola ainda continua como os mesmos métodos dos século XIX, enquanto nossos alunos possuem ao alcance das  mãos milhares de informações continuamos muitas vezes como as nossas velhas aula dialogadas expositivas e mesmo quando introduzimos o uso, por exemplo ,do computador em nossa aulas, isto não significa inovação  pois se sua utilização se resumir a digitar textos simplesmente trocamos o caderno e o lápis pelo computador e o mouse.
   Como foi dito anteriormente nossos alunos possuem as informações em suas mão mas muitos ainda não sabem como utiliza´las, o uso das novas tecnologias possibilitam ao professor que aproximar -se do aluno tornado-se um aprendente um pesquisador junto com seu aluno, havendo desta forma uma troca de saberes e informações para que se posam construir novos saberes, tornando desta forma, a aprendizagem significativa. Mas para que este processo ocorra precisamos enquanto educadores, estar capacitados para que possamos explorar ao máximo não somente as novas tecnologias mas para instigar nossos alunos com questionamento que possibilitem novas reflexões, este nosso preparo está interligado como um constante aperfeiçoamento e principalmente com a conscientização de nosso papel diante de nossos alunos.