domingo, 25 de março de 2018

A escola dos meus sonhos.


   Não há como negar que atualmente no Brasil, a educação está atravessando mais um momento de mudanças.Estas mudanças ocorrem tanto a nível de governo com medidas que foram implementadas sem um profundo debate com a sociedade, em relação aos professores muitas destas medidas trazem um descontentamento,no entanto, muitos tem reagido contra as imposições governamentais e o descaso do poder público em relação a educação. Professores tem buscado o aperfeiçoamento, alternativas para  que em  suas aulas consigam atingir seus alunos, levando-os a tornarem-se autônomos, autores de seu processo de aprendizagem.

   Ainda existem escolas e professores que ainda consideram seus alunos como seres  passivos a espera do conhecimento dado pelo professor,mas acredito que este tipo de ver a educação a cada dia está perdendo espaço. Nossas escolas ainda estão no seculo XIX no questão de como se processa a aprendizagem e qual o espaço do educador e do educando.Mas como disse anteriormente a cada dia professores pensam e colocam em prática ideias que transformem a educação, e a relação professor-aluno.

 Na escola dos meus sonhos, a infraestrutura  seria toda  baseada nas necessidades dos alunos, tanto em termo de acessibilidade quanto no aspecto da ludicidade, haveriam salas ambientes em que os alunos independente do ano que estivessem cursando poderiam trabalhar juntos. A proposta pedagógica seria coerente com a prática, visando a formação da criança em todos aos aspectos.

  Professores seriam reconhecidos não somente financeiramente mas também socialmente, estes reconhecimento ocorreria não por este ser O professor, mas por ser um profissional preparado que atua junto de crianças e jovens para ao lado da família prepará-los para tornar nossa sociedade mais justa.

  A escola que eu sonho não forneceria a única refeição do dia para uma criança, nesta escola as crianças não seriam vítimas de uma sociedade  em que vigora as desigualdades sociais. Nesta escola todas as criança aprenderiam dentro do seu tempo e receberiam apoio especializado caso houvesse necessidades.

 A escola do meu sonho está intimamente ligada a sociedade que eu sonho, onde as pessoas  fossem tratadas com dignidade, tendo seus direitos básicos como moradia, educação e saúde atendidos. Na escola e no país que eu sonho os diretos não seriam apresentados como um ato de bondade do governo, mas um direito que também traz consigo responsabilidades .

domingo, 18 de março de 2018

Linguagem



          O ser humano  possui necessidade de comunicar-se com seus pares, através da linguagem expomos nosso modo de pensar, nossos desejos.  Essa linguagem  pode ser não verbal como por exemplo, a utilização de um cartaz para fazer uma recomendação, já na  verbal utilizamos a fala para nos colocarmos diante dos outros.
          
    Muito interessante observarmos os bebês, logo que nascem utilizam-se do choro, como forma de linguagem  para comunicar-se com quem está a sua volta, conforme vão se desenvolvendo começam a perceber que podem imitir outros sons que não somente o choro ou a risada  e ao imitirem estes sons conseguem uma interação maior com seus pais ou cuidadores, quanto mais esta estimulação ocorre maior é este desenvolvimento. 
    Esta interação também ocorre não somente entre as crianças e os adultos como entre os bebês,  se o ambiente fornece estímulos para o aumento do vocabulário da criança  muito provavelmente  elas consigam, em um primeiro momento, reproduzir falas ou situações que acontecem em seu dia a dia.

     O apoio da família como em todas as fases do desenvolvimento da criança são extremamente importantes. Assim como, se criada em uma casa em que diversos estímulos são oferecidos como música, conversas com a criança e até mesmo a TV a linguagem será desenvolvida,naquelas casa, em que ao simples gestos todos os desejos são atendidos  o desenvolvimento da linguagem poderá ocorrer de maneira mais lenta acarretando prejuízos a estas crianças quando forem colocadas em situações que necessitam comunicar-se com outras crianças, como na escola.

     Nos primeiros anos de escola muitas vezes observamos que, a dificuldade de fala do aluno está mais relacionada a falta de estímulos que a um problema no aparelho fonético, geralmente são crianças infantilizadas pelos pais que acreditam estarem certos ao atenderem seus filhos sem estas fazerem o menor estorço.Este comportamento por parte dos pais acaba afetando interferindo na relação do filho com seus colegas não somente por dificuldade de se expressar pela fala como por interagir com eles.



domingo, 11 de março de 2018

Escolas democráticas?






   A tirinha acima vem ao encontro de documentário alemão, Escolas democráticas, que assistimos noite da última segunda-feira (05/03). O conteúdo do documentário não possuía relação com o seu título,mas  na minha opinião  se tratava de uma clara provocação   para  que pudêssemos refletir sobre a coerência de nosso discurso  e  nossa prática.

   Muitas vezes conhecêssemos escolas ou até mesmo colegas que se dizem serem democráticos, que incentivam seus alunos a criarem e se expressarem,no entanto, a expressão só pode ocorrer se estiver dentro da linha de pensamento do professor ou da escola. Neste caso muitos professores acabam se frustando por não poderem colocar suas ideias em práticas,para os alunos a ausência de um espaço para se expressarem pode ocasionar   apatia ou indisciplina dentro de sala de aula.

     Precisamos diariamente refletir sobre a nossa prática, ter claros os nossos objetivos, para que não tenhamos uma postura autoritária disfarçada em algumas  práticas democráticas, como por exemplo, deixar os alunos escolherem um tema para um projeto mas induzi-los na escolha ou levar assuntos previamente separados.

     Ser democrático requer prática e consciência de nossas atitudes dentro e fora de sala de aula, como disse anteriormente é muito fácil nos deixarmos levar por atitudes autoritárias. Estar disposto a dividir o espaço de sala de aula com nossos alunos é difícil e por vezes assustador, pois nos perguntam ou falam sobre assuntos que nos pegam despreparados, mas se quisermos que haja uma mudança na sociedade precisamos iniciar por nossas salas de aula, tornando nossos alunos críticos ,mas principalmente capazes de defender seus pontos de vistas com argumentos sólidos.



     



    

domingo, 4 de março de 2018

Mais uma nova etapa se inicia....



   Na próxima segunda feira, 05/03/18, tem inicio mais um semestres em nosso curso, mais um período de questionamentos, de buscas , de trocas de experiencias neste caminho que é a educação. Vivemos um momento histórico complicado em que assistimos o desmonte da escola pública e paralelamente setores surgem com alternativas para melhorar a educação no país . Portanto cabe a nós enquanto educadores dialogarmos com a sociedade em relação aos rumos da educação no  Brasil a escola não pode estar aleia ao que acontece em seu entorno, a parceria comunidade escola se faz necessária.
Deixo como sugestão uma entrevista com o filósofo francês Edgar Morin.

https://novaescola.org.br/conteudo/894/edgar-morin-a-escola-mata-a-curiosidade