Não há como negar que atualmente no Brasil, a educação está atravessando mais um momento de mudanças.Estas mudanças ocorrem tanto a nível de governo com medidas que foram implementadas sem um profundo debate com a sociedade, em relação aos professores muitas destas medidas trazem um descontentamento,no entanto, muitos tem reagido contra as imposições governamentais e o descaso do poder público em relação a educação. Professores tem buscado o aperfeiçoamento, alternativas para que em suas aulas consigam atingir seus alunos, levando-os a tornarem-se autônomos, autores de seu processo de aprendizagem.
Ainda existem escolas e professores que ainda consideram seus alunos como seres passivos a espera do conhecimento dado pelo professor,mas acredito que este tipo de ver a educação a cada dia está perdendo espaço. Nossas escolas ainda estão no seculo XIX no questão de como se processa a aprendizagem e qual o espaço do educador e do educando.Mas como disse anteriormente a cada dia professores pensam e colocam em prática ideias que transformem a educação, e a relação professor-aluno.
Na escola dos meus sonhos, a infraestrutura seria toda baseada nas necessidades dos alunos, tanto em termo de acessibilidade quanto no aspecto da ludicidade, haveriam salas ambientes em que os alunos independente do ano que estivessem cursando poderiam trabalhar juntos. A proposta pedagógica seria coerente com a prática, visando a formação da criança em todos aos aspectos.
Professores seriam reconhecidos não somente financeiramente mas também socialmente, estes reconhecimento ocorreria não por este ser O professor, mas por ser um profissional preparado que atua junto de crianças e jovens para ao lado da família prepará-los para tornar nossa sociedade mais justa.
A escola que eu sonho não forneceria a única refeição do dia para uma criança, nesta escola as crianças não seriam vítimas de uma sociedade em que vigora as desigualdades sociais. Nesta escola todas as criança aprenderiam dentro do seu tempo e receberiam apoio especializado caso houvesse necessidades.
A escola do meu sonho está intimamente ligada a sociedade que eu sonho, onde as pessoas fossem tratadas com dignidade, tendo seus direitos básicos como moradia, educação e saúde atendidos. Na escola e no país que eu sonho os diretos não seriam apresentados como um ato de bondade do governo, mas um direito que também traz consigo responsabilidades .